PUBLICIDADE

História: palitos de dentes existiam antes da raça humana

Fósseis de neandertais tinham pequenos furos na boca dando a entender que estes seres já usam palitos para higienizar seus dentes

7 abr 2016 - 08h00
Compartilhar

Antigamente o palito de dente era um importante item de higiene bucal. Já hoje, com o surgimento do fio dental, ele foi deixado um pouco de lado. Ultrapassado ou não, a verdade é que os palitos de dente existem desde a época dos neandertais, os ancestrais da raça humana. Vamos conhecer um pouquinho da história desse item da higiene bucal?

O que prova a “idade avançada” dos palitos de dentes são certas marcas encontradas nos fósseis nos neandertais, que já estão extintos há mais ou menos 29 mil anos. “Análises mostram pequenos furos na arcada dentária desses seres que deduzimos terem sido feitas por palitos, que na época deviam ser confeccionados com pequenos gravetos ou talos de gramas”, diz o professor de história e pesquisador Manuel Marcondes. 

Apesar de existirem antes da raça humana e terem sido item de luxo de reis e rainhas, a verdade é que hoje os palitos de dentes são itens ultrapassados
Apesar de existirem antes da raça humana e terem sido item de luxo de reis e rainhas, a verdade é que hoje os palitos de dentes são itens ultrapassados
Foto: zebrink / Shutterstock

Segundo o especialista, depois de algum tempo os palitos passaram a ser feitos com ossos ou lascas de bambu. “Anos depois, eles começaram a ser feitos de marfim ou prata e passaram a ser considerados artigos de luxo, pois só a alta sociedade tinha acesso a esse tipo de material”, diz o professor. Não é preciso dizer que esses palitos feitos de marfim e prata não eram descartáveis. Écati!

A coisa ficou tão fina que alguns reis ou pessoas muito importantes da época mandavam fazer palitos personalizados com um formato específico ou com as iniciais do nome da família. 

Comercializado

Não demorou muito, as pessoas começaram a associar os dentes bonitos da alta sociedade aos palitos de dentes e passaram a deseja-los. Foi assim que, em meados do século 16, o palito de dente começou a ser comercializado. 

Nos Estados Unidos, os palitos de dentes só chegaram no século 19 por causa de um americano chamado Charles Forster. E sabem onde esse americano viu o palito de dente pela primeira vez? Aqui no Brasil!

“Durante uma viagem ao Brasil, Forster ficou impressionado com os dentes das brasileiras e descobriu que elas usavam palitos feitos da árvore Salgueiro que possui galhos longos e finos”, diz Manuel. A partir daí, ele uniformizou o formato dos palitos e ganhou o mundo vendendo estes artefatos de madeira. 

Ultrapassado

Apesar de existirem antes da raça humana e terem sido item de luxo de reis e rainhas, a verdade é que hoje os palitos de dentes são itens ultrapassados. Além de ser considerado "pouco higiênico", alguns profissionais condenam o uso deles alegando que podem prejudicar a saúde bucal.

“O palito como forma de higienização dos dentes não é muito indicado, pois ele não consegue fazer a limpeza total entre os dentes empurrando, muitas vezes, o alimento ainda mais para dentro da gengiva. Além disto, ele também pode machucar a gengiva, fraturar a ponta dos dentes ou ainda abalar a estrutura dentária, provocando um problema ainda mais sério”, diz o cirurgião-dentista, Alexandre Bussab.

Mesmo a contragosto, o especialista afirma que o palito de dente só serve para remover restos de alimentos que estão presos à gengiva bem superficialmente sem que ele tenha que ser enfiado no meio delas.  

Frente a isso, depois dessa história respeitosa, só restou ao palito de dente auxiliar no consumo de azeitonas e frios em alguma mesa de bar qualquer... 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade