PUBLICIDADE

Insatisfeito com sua gengiva? Saiba como mudá-la

Gengivoplastia, plástica gengival e peeling são algumas das técnicas que prometem um sorriso mais bonito sem sofrimento

8 jun 2015 - 08h00
Compartilhar

Problemas com a cor ou a forma da gengiva podem estar com os dias contados. O sorriso gengival é caracterizado por uma larga zona de gengiva na arcada superior e faz com que, ao sorrir, esse tecido mole seja mais visível do que os próprios dentes. Esse problema não causa risco para a saúde bucal, mas pode ser corrigido se for um desejo. “A gengivoplastia serve para remodelar alguns milímetros da gengiva que contorna os dentes, alterando seu formato e deixando o visual do sorriso mais estético e saudável”, diz Marcela Jusan Fiorot, dentista especialista em Periodontia, na Clínica Well Clinic. 

Tratamentos mudam cor, forma e tamanho da gengiva com procedimentos cada vez menos doloridos
Tratamentos mudam cor, forma e tamanho da gengiva com procedimentos cada vez menos doloridos
Foto: Yeko Photo Studio / Shutterstock

Gengivoplastia x plástica gengival

Embora ambas as práticas tenham como foco a gengiva e técnicas para torná-la mais bonita e funcional, a gengivoplastia se limita ao remodelamento do contorno dos dentes, enquanto a plástica gengival é um conjunto de procedimentos cirúrgicos mais abrangentes na região. E, apesar de o sorriso gengival não causar problemas bucais, sua correção traz benefícios à saúde bucal. “Além de trazerem um sorriso mais harmonioso para o paciente, esses procedimentos também proporcionam um contorno gengival que permite uma higienização mais adequada e evita problemas periodontais em longo prazo”, diz Marcela. 

Peeling gengival

Há também quem se incomode com a coloração escurecida da gengiva ou com manchas amarronzadas que aparecem nela. Para esse problema, que é mais comum em fumantes e pessoas negras, o mais indicado é o peeling gengival (ou clareamento gengival). “É a descamação superficial da gengiva para retirar as células responsáveis pela pigmentação da cor marrom (melanócitos)”, diz Eduardo Anfrósio, dentista e periodontista especializado em estética bucal. 

Após essa descamação, em uma semana, um novo tecido gengival será formado com uma coloração bem mais clara. “Aquele rosinha mais comum de uma gengiva bonita e saudável”, diz o especialista. 

Pós-operatório

No caso da gengivoplastia, o pós-operatório dura de uma semana a 10 dias e a sensação de dor costuma ser controlada com analgésicos. “É importante nesses primeiros dias observar a estabilidade da ferida e o controle de placa bacteriana na região. Por isso, é indicado bochechos frequentes com produtos adequados para a situação”, diz Marcela. Uma massa protetora (cimento cirúrgico) pode ser colocada no local para que a alimentação possa ocorrer normalmente durante esses dias mais críticos. 

Já o pós-operatório do peeling, costuma ser ainda menos dolorido e, muitas vezes, nem remédios para dor são receitados. O resultado “rosado” das gengivas podem durar até três anos, mas, para isso, alguns cuidados devem ser tomados nesse período. “Recomendo que meus pacientes não fumem nos primeiros 20 dias, não ingiram alguns tipos de alimentos (muito pigmentados, quentes, frios, ácidos), nem bebam bebidas alcoólicas na primeira semana, tomem cuidado ao escovar os dentes (com as feridas) e façam bochechos com produtos à base de clorexidina 0,12%”, diz Eduardo. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade