PUBLICIDADE

Leite, salsinha e enxaguante ajudam a eliminar bafo de alho

A gordura da bebida e o óleo da erva ajudam a digerir os compostos químicos do alho e mascarar o mau hálito

3 set 2015 - 08h00
Compartilhar

Comer alho é sempre um dilema, por mais que existam os fãs desse tempero, há a preocupação de ficar com o bafinho depois. A boa notícia é que existem truques que ajudam a tirar o mau cheiro da boca. Em primeiro lugar, é preciso maneirar na quantidade. “Existe o hálito provocado pela passagem do alho pela boca e o hálito que vem dos pulmões, depois que o alimento foi ingerido e fica circulando na corrente sanguínea até que o fígado consiga metabolizá-lo e removê-lo”, explica a doutora em bioquímica, Olinda Tarzia, professora de Halitose da Faculdade de Odontologia de Bauru, da USP.  

Depois de comer, é preciso fazer a higiene bucal e lançar mão de enxaguantes, porque, em alguns casos, mesmo depois da escovação o mau hálito persiste. “O odor permanece porque se impregna nas células mortas da mucosa bucal e também porque vem através do ar expirado (somente no caso de ingestão exagerada) ”, diz a professora. 

Quanto mais rápido tomar o leite depois de comer o alho, melhor
Quanto mais rápido tomar o leite depois de comer o alho, melhor
Foto: Joe Gough / Shutterstock

Para quem quer mais algumas dicas, pesquisadores da Universidade de Ohio (EUA) descobriram que o leite reduz os níveis dos compostos de enxofre que caracterizam o cheiro e o sabor de alho no hálito. Segundo o estudo, a água e a gordura do leite são os responsáveis por anular o mau hálito. Até por isso que, segundo a pesquisa, o leite integral tem resultados superiores ao desnatado e à água pura. Para ter um resultado melhor, os autores indicam beber leite imediatamente após comer alho para que os dois sejam digeridos pela amilase salivar juntos. 

Outras fontes recomendam comer salsa ou semente de funcho para se livrar do cheiro de alho. Segundo Olinda Tarzia, é uma boa pedida. “A salsinha, mais precisamente o óleo de salsinha, tem um efeito ‘mascarador’ do hálito sistêmico em geral, não somente para o caso do alho”, diz. Portanto, para os fãs de alho, ficam as dicas para comer sem medo: enxaguante bucal, leite e salsinha.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade