PUBLICIDADE

Para bolsa: aprenda a montar o seu kit básico de saúde bucal

Quatro produtos são fundamentais: creme dental com flúor, escova com cabeça pequena e cerdas macias, fio dental e enxaguante bucal sem álcool

6 mai 2014 - 08h01
Compartilhar

Como remediar um possível mau hálito no meio do dia? Ou tirar aquele pedacinho de comida que ficou entre os dentes depois do almoço? Para não passar apertos e conseguir manter a higiene bucal em dia é importante ter sempre à mão um kit composto por itens básicos de limpeza da boca.

Segundo a dentista da clínica Sorridents, Ana Carolina Martinez, um kit adequado é composto por quatro produtos fundamentais: creme dental com flúor, escova com cabeça pequena e cerdas macias, fio dental e enxaguante bucal sem álcool. Não se pode esquecer que o produto específico para cada paciente deve ser recomendado pelo cirurgião-dentista. 

Esse kit pode mudar se o paciente tiver algum problema bucal específico. Para as crianças, o ideal é uma escova de dente própria para a idade com cerdas ainda mais macias, cabeça pequena e haste mais curta. “Principalmente no caso de pessoas que usam próteses é bem provável que esses itens sofram algumas alterações, como uma escova especifica ou o acréscimo de itens efervescentes”, diz a dentista. 

Hora de trocar

Também é importante ficar atento ao período de troca das escovas. Os dentistas recomendam que ela seja feita a cada três meses ou quando as cerdas estiverem deformadas e perderem a eficiência na limpeza. Estudos mostram que após três meses de uso, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa bacteriana presentes nos dentes e nas gengivas, comparadas às escovas novas. 

O local que essas escovas ficam armazenadas também vai contribuir para que essa troca seja feita com mais rapidez. Muitas vezes as deixamos em locais úmidos ou abafados com muita exposição a bactérias. E até mesmo depois de uma gripe ou resfriado é recomendado trocá-las para evitar o risco de uma nova contaminação por meio de germes que possam ter ficado presos às cerdas. 

Benefícios do kit

“O legal de carregar um kit de saúde bucal é que podemos realizar nossa higiene em qualquer lugar enquanto estivermos na rua, assim a limpeza da boca não fica limitada só para dentro de casa”, diz Ana Carolina.

 Além disso, a pessoa que tem sempre um kit de saúde bucal tem mais chances de controlar e prevenir as principais doenças bucais, melhorar a saúde de uma forma geral, aumentar a longevidade nos tratamentos propostos pelo cirurgião-dentista e aumentar sua auto-estima, garantindo melhor qualidade de vida.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade