PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Remédios caseiros aliviam dor causada pela dentadura

21 jan 2014 07h11
Publicidade

Perder os dentes não é fácil e a adaptação com a dentadura pode não ajudar. É preciso ter paciência para a boca se acostumar com os novos dentes. Nesse estágio, pode ser que a prótese fique um pouco solta e até cause feridas na gengiva.

No primeiro caso, pode levar algum tempo até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-la em posição. “Se a prótese escorregar, a reposicione mordendo delicadamente e engolindo”, diz o cirurgião-dentista, Mauro Piragibe.

Se a dentadura estiver machucando, por mais que pareça normal, é preciso ter acompanhamento de perto do dentista. “Próteses que ficam machucando a gengiva até ‘criar calo’, porque é ‘assim mesmo’ podem levar, no mínimo, a uma hiperplasia (crescimento) gengival e, no máximo, a um câncer de boca. Cuidado”, diz a cirurgiã-dentista, Ana Paula Pasqualin Tokunaga, autora do blog Medo de Dentista.

Quando doer
Se a ferida já está instalada e começar a incomodar, tire a dentadura e deixe a gengiva descansar. Mesmo sem os dentes, a boca precisa ser higienizada, principalmente se há lesões. Assim, é possível se proteger contra infecções.

Enxaguar a boca com água morna e sal pode ajudar a cuidar das feridas da boca. O sal tem características antibacterianas e cicatrizantes. Gel de aloe vera também atua para diminuir a dor na gengiva. Mas é imprescindível falar com um dentista antes de lançar mão de qualquer tratamento. Essas medidas são apenas um alívio para os sintomas.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fonte: Terra
Publicidade