PUBLICIDADE

Saiba como usar piercing no lábio com segurança

Pesquisa americana revelou que o atrito contínuo do objeto metálico é o que mais prejudica a saúde bucal

15 jun 2015 - 09h33
Compartilhar

Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, analisaram mais de 50 pessoas que usavam piercing nos lábios e perceberam que quanto mais tempo o acessório ficava em contato com a gengiva e com os dentes, maiores eram os danos causados.

“A gengiva ao ser agredida constantemente pelo objeto pode acabar retraindo, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana, causando uma inflamação que pode evoluir de uma gengivite para uma periodontite”, diz William Frossard, periodontista e especialista em prótese dentária. Já a periodontite pode causar abalo nas estruturas que sustentam os dentes, que ficam mais fragilizadas pela inflamação, provocando mobilidade dental e até perda dos dentes. 

Outro problema são as contaminações. A boca contém milhares de bactérias e é bastante sensível e vascularizada, o que a faz mais vulnerável a infecções. Até a ferida causada pela perfuração do piercing pode ser um problema. “Ela pode dar às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos do corpo, como o coração, por exemplo”, diz o especialista. 

Boa higienização e seguir as orientações do body piercer podem ajudar a evitar infecções e outros problemas na boca
Boa higienização e seguir as orientações do body piercer podem ajudar a evitar infecções e outros problemas na boca
Foto: paul prescott / Shutterstock

Além disso, é possível perceber nos primeiros dias uma pequena interferência na função normal da boca, pois ao reconhecer um objeto estranho, o organismo irá produzir mais saliva dificultando um pouco a fala e a mastigação. 

A body piercer, Ingrid Lee, concorda que o atrito constante do objeto com os dentes pode ser prejudicial para a saúde da boca, mas garante que a contaminação só acont

ece em dois casos específicos. “Ou o profissional não soube colocar o piercing da forma correta e no local certo ou a própria pessoa não seguiu as instruções que a gente dá sobre como cuidar da região. Profissional e cliente devem estar conscientes dos cuidados que essa perfuração, que é uma espécie de microcirurgia, precisa ter para o sucesso do procedimento”, diz Ingrid. 

Mas se a vontade de colocar um piercing nos lábios está muito grande, há uma opção alternativa: os falsos piercings. Eles não têm a parte posterior que fica em contato com os dentes diminuindo assim o atrito com a gengiva e a possibilidade de perda dental.

Importância da higienização 

Para evitar problemas, a higienização do local deve ser rígida, assim como a limpeza do piercing. “É fundamental que o acessório seja removido constantemente da boca para melhor assepsia”, diz a especialista. 

Se essas regras não forem seguidas, poderá haver problemas bem mais sérios no futuro. “Depois de um tempo, alguns desses problemas não conseguem mais ser revertidos somente com a remoção do piercing, como é o caso de fraturas dentárias e retração gengival. Muitas vezes é preciso a intervenção de um profissional para contornar os danos causados”, diz o especialista. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade