Saiba se a água oxigenada funciona como clareador de dentes

22 ago 2013
07h05
atualizado às 07h05
  • separator
  • comentários

A água oxigenada é o principal componente de tinturas de cabelos, cremes de clareamento de pelos, entre outros procedimentos para mudança de coloração. Mas associar o uso dela à saúde bucal pode resultar em prejuízos bastante significativos, principalmente se a utilização for indiscriminada.

Segundo o dentista e especialista em estética bucal, Joel Mauri dos Santos, é prejudicial usar o peróxido de hidrogênio (principal componente da água oxigenada) sem indicação, pois sem estabilizações e controles, o produto apresenta diferentes comportamentos de acordo com seu pH, diluições e concentrações. “Saber quais efeitos estas alterações de comportamento podem causar é de extrema importância na hora de optar pelo produto, pois a água oxigenada pode servir desde um excelente descontaminante até como combustível de foguete”, diz Santos.

O especialista explica que a água oxigenada pode fazer mal ao organismo se for ingerida pelo paciente, pois seu consumo está associado à liberação de radicais oxidativos (radicais livres, que estão ligados ao envelhecimento dos tecidos). “A água oxigenada pode trazer danos à saúde bucal porque podem surgir efeitos negativos de diversas formas para cada pessoa”, aponta.

Por isso, o dentista recomenda que o paciente que queira clarear os dentes esqueça de vez a receita caseira e aposte em produtos desenvolvidos para tratamentos orais. “O gel clareador, por exemplo, foi desenvolvido e é fabricado para dar o mesmo resultado em todas as pessoas que o usarem, sem que tenha nenhum caso negativo, como corrosão ou dano aos dentes, gengiva ou corpo”, afirma.

Fonte: Conteúdo oferecido por: © Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados. Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade