PUBLICIDADE

Siso que não nasce direito pode causar mau hálito

Terceiro molar impactado pode causar inflamações gengivais, formação de pus, um gosto horrível e um cheiro ruim na boca

4 abr 2016 - 08h00
Compartilhar

Dos 17 aos 21 anos é comum na grande maioria da população a irrupção dos terceiros molares, conhecidos popularmente como dente do siso ou até mesmo como dente do juízo (por causa da maioridade). Só que em alguns casos ele não consegue desapontar ou desponta só pela metade e é aí que o mau hálito pode aparecer. 

Quando a hora certa chega, o normal é que a gengiva se abra para que o siso ocupe seu espaço na boca. “Porém, nem todas as pessoas tem espaço suficiente para acomodar esse dente no local correto e é muito comum que o siso cresça parcialmente, ficando ligeiramente coberto com gengiva”, diz Fernando Carvalho cirurgião-dentista especialista em ortodontia da Clínica ITCA Reactive.

Um dente do siso impactado por si só não causa o mau hálito, mas uma combinação de fatores relacionados a ele pode tornar o aparecimento do mau hálito algo inevitável
Um dente do siso impactado por si só não causa o mau hálito, mas uma combinação de fatores relacionados a ele pode tornar o aparecimento do mau hálito algo inevitável
Foto: Robert Kneschke / Shutterstock

Esse dente que não nasce direito é chamado pelos especialistas de dente impactado. Segundo um estudo feto pela Universidade de Harvard, 24,4% das pessoas apresentam pelo menos um dente do siso impactado na boca. Esse índice não é nada satisfatório, uma vez que esse tipo de situação pode causar inflamações gengivais chamadas de periocoronarite. 

“A periocoronarite é visivelmente detectada quando a gengiva que circunda os terceiros molares impactados se apresenta inchada, avermelhada e sensível, muitas vezes com pus drenando para a boca um gosto ruim. A causa dessa inflamação é a infiltração de resíduos alimentares e bactérias dentro dessa gengiva”, diz Fernando. 

Eis o mau hálito!

Como já vimos várias vezes aqui no Terra, o mau hálito é causado por diversos fatores bucais. Segundo Fernando, um dente do siso impactado por si só não causa o mau hálito, mas uma combinação de fatores relacionados a ele pode tornar o aparecimento do mau hálito algo inevitável. 

“Quando existe uma combinação de má higiene bucal, com processos infecciosos de cárie, inflamação dos terceiros molares e falta de saliva na boca o ambiente fica propício para as bactérias formadoras de gases com cheiro ruim se proliferarem aumentando a concentração de compostos voláteis de enxofre, causando o mau hálito”, diz o especialista. 

Combate ao problema

Para esse problema ser evitado, é necessária uma avaliação profissional em relação ao espaço presente na boca e a posição do terceiro molar. “Com base nisso, o especialista poderá dar instruções corretas de higiene bucal de acordo com a necessidade. Mas também é muito comum que por falta de espaço não seja possível higienizar corretamente o siso, sendo essa a maior indicação para a extração desse dente”, diz Fernando. 

Mas é importante ressaltar que mesmo com o siso impactado, se o paciente mantiver uma higienização diária eficiente usando escova de dente, pasta, fio dental e raspadores linguais, beber bastante água e controlar as inflamações gengivais e a cárie, o gosto ruim causado pela periocoronarite é controlado e o mau hálito evitado.

Para finalizar, Fernando alerta: “Além da periocoronarite, os dentes do siso impactados podem causar reabsorção da raiz, cárie dos dentes vizinhos ou ficar retido formando um cisto na região, o que pode causar aumento do volume e dor”. Por isso, fique atento ao desenvolvimento desse dente e qualquer problema, procure um dentista de confiança. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade