PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Teste indica como está o cuidado com a saúde bucal

12 jul 2013 - 07h08
(atualizado às 07h09)
Compartilhar

A falta de cuidado com a higienização oral muitas vezes se dá pela falta de tempo e informação. Além da frequência da escovação, saber escolher a escova, dominar a técnica adequada e usar complementos, como o fio dental e o limpador de línguas, pode determinar a saúde da boca. O cirurgião-dentista, Hugo Lewgoy, professor da Uniban, dá algumas dicas para uma higiene bucal adequada e elabora um teste para medir como está o cuidado com a boca.

Use o fio dental para retirar os resíduos que ajudam a formar a placa bacteriana, que ficaram presos entre os dentes e a gengiva. Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente
Use o fio dental para retirar os resíduos que ajudam a formar a placa bacteriana, que ficaram presos entre os dentes e a gengiva. Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente
Foto: Shutterstock

Escova

A escova dental deve ser ultramacia para não agredir os dentes e a gengiva. Quanto maior a quantidade de cerdas, melhor. 

Higienização da escova

Sempre após usar a escova, todas as superfícies devem ser lavadas, de preferência com água corrente aquecida. Deve-se remover o excesso de água com uma pequena batida da escova sobre a palma da mão ou na borda da pia do banheiro. O protetor de cabeça embebido por um antisséptico bucal ajuda a esterilizar a escova. É bom evitar que uma escova encoste-se à outra na hora de guardá-las. Antes da próxima escovação, lave e enxague a escova.

Fio dental

Use o fio dental para retirar os resíduos que ajudam a formar a placa bacteriana, que ficaram presos entre os dentes e a gengiva. Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

Escovas interdentais 

Para complementar a limpeza entre os dentes e gengivas, vale usar a escova interdental. O indicado é uma vez ao dia, no entanto, é importante pedir orientação ao dentista para optar pelo melhor modelo. 

Língua

A higienização da língua deve ser feita diariamente de forma rotineira, preferencialmente, todas as manhãs.

Faça o teste para avaliar o seu grau de cuidado com a saúde oral. 

1- A sua escova dental é:

A- (   ) Dura

B- (   ) Média

C- (   ) Macia

D- (   ) Ultramacia

2- A escova dental é escolhida, em função:

A- (   ) Do preço

B- (   ) Do visual

C- (   ) Da marca

D- (   ) Da quantidade e qualidade das cerdas

3 – Com qual frequência é feita a higienização oral:

A- (   ) Uma vez ao dia

B- (   ) Somente antes de dormir

C- (   ) Duas vezes ao dia

D- (   ) Após as refeições e antes de dormir

 4 - A limpeza da sua escova dental é feita:

A- (   ) Nunca

B- (   ) Somente após usá-la

C- (   ) Uma vez por semana

D- (   ) Diariamente antes e após usá-la

5- Como complemento à escovação, uso:

A- (   ) Nenhum produto

B- (   ) Escova interdental

C- (   ) Fio dental  

D- (   ) Escova interdental e Escova Unitufo

6- É feita a limpeza dental no consultório:

A- (   ) Só quando preciso

B- (   ) Nunca

C- (   ) Uma vez ao ano

D- (   ) A cada seis meses

7- A língua é higienizada:

A- (   ) Raramente

B- (   ) Uma vez ao mês

C- (   ) Uma vez por semana

D- (   ) Diariamente 

8- A troca de escova é feita a cada:

A- (   ) Dez meses 

B- (   ) Quando as cerdas se abrem

C- (   ) Seis meses

D- (   ) No máximo a cada três meses

9- O uso do antisséptico oral é feito:

A- (   ) De acordo com a propaganda

B- (   ) Conforme a orientação dos amigos

C- (   ) Para tornar o hálito puro

D- (   ) Conforme a orientação do cirurgião-dentista

10- A gengiva sangra:

A- (   ) Sempre

B- (   ) Não reparo

C- (   ) Às vezes

D- (   ) Nunca

Para cada resposta A, somar 1 ponto

Para cada resposta B, somar 2 pontos

Para cada resposta C, somar 3 pontos

Para cada resposta D, somar 4 pontos

Entre 10 e 20 pontos: ATENÇÃO

A sua saúde oral está muito aquém do que é considerado ideal. Você deve procurar imediatamente um profissional especializado para a realização de uma orientação mais detalhada, além, da utilização de produtos mais adequados para cada caso como, por exemplo, escovas dentais ultramacias e com uma grande quantidade de cerdas.

Entre 20 e 30 pontos: CUIDADO

Alguns hábitos devem ser mudados imediatamente. Você já está na iminência de ter cáries e gengivite. Comece a utilizar Escovas Interdentais Prime e Escova Unitufo Solo.

Entre 30 e 40 pontos: Parabéns!

A sua higienização oral está perfeita. Basta continuar nesse ritmo que, dificilmente, terá algum tipo de problema oral como cárie e doença gengival.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade