PUBLICIDADE

Especialista diz que usar fio dental é perda de tempo

Compartilhar

Visitas ao dentista nunca são agradáveis. Eles insistem em dizer aos pacientes que irão manter os dentes brilhantes e livres de cáries, bem como manter as gengivas saudáveis. O uso de fio dental regularmente, por exemplo, já foi apontado por eles como meio para proteger o coração.

Especialistas debatem o uso do fio dental
Especialistas debatem o uso do fio dental
Foto: Getty Images

Mas, de acordo com o livro Kiss Your Dentist Goodbye, as pessoas que usam o fio dental regularmente estão perdendo tempo.  O livro está criando polêmicas porque foi escrito pela doutora norte-americana Ellie Phillips, uma das primeiras mulheres do Guy’s Hospital, em Londres.  Ela disse que usar fio dental não ajuda a reduzir o risco de cárie dentária. As informações foram publicadas no Daily Mail.

E um estudo publicado no British Dental Journal, em 2006, não encontrou nenhuma diferença no número de cáries sofridas por adultos que usam fio dental e aqueles que não usam.

"Não há nenhuma evidência de que o fio dental é eficaz na prevenção da cárie dentária a longo prazo," disse o Dr. Graham Barnby, um dentista de Marlow, que também é membro do Simply Health Advisory Research Panel, que analisa as últimas pesquisas e pensamentos médicos. "Então, de certa forma, ela tem alguma razão. No entanto, embora os benefícios da utilização do fio dental possa ser limitado, ele tem um papel na prevenção de doenças da gengiva", afirmou.

A cárie dentária ocorre quando o ácido na boca corrói os dentes. Este ácido é encontrado em alimentos, mas é produzido principalmente quando a pessoa ingere açúcar. A doença periodontal, por outro lado, é causada pela placa - uma película de bactérias nos dentes, que, se não for removida com a escovação, irrita a gengiva, causando sangramento e recua. Se a placa for deixada, ela endurece formando o tártaro, que irrita o osso e, em casos graves, pode fazer com que a pessoa perca os dentes.

Christina Chatfield, uma higienista dental independente com sede em Brighton, disse que o fio dental eficaz deve ajudar a reduzir os dois problemas. Ela argumenta que os estudos têm mostrado poucos resultados porque poucas pessoas sabem usar o fio dental corretamente. "A maioria das pessoas que faz uso fio dental (que eu acredito ser em torno de 5% da população), não usa de forma eficaz e, por isso, o benefício é mínimo para eles", disse.

Dr. Nigel Carter, diretor executivo da British Dental Health Foundation, disse que o fio dental não é definitivamente um desperdício de tempo, desde que você use corretamente. "Nós certamente não devemos encorajar as pessoas a não fazerem isso", disse. "Se você não limpar entre os dentes, você está limpando apenas 60% deles", acrescentou.

No entanto, Ellie Phillips argumenta que, ao invés de usar fio dental, você pode fazer três bochechos diferentes: um antes de escovar, e dois depois. Segundo ela, as pessoas, muitas vezes, escovam os dentes imediatamente após a ingestão, mas isso pode desgaste nos dentes. No lugar, ela recomenda o uso de bochechos com produtos com dióxido de cloro - que, segundo estudos, ajudam a remover as bactérias - antes de escovar. Depois de escovar os dentes, ela defende o uso do anti-sépticos bucal, para melhorar o processo de limpeza e, em seguida, um fluoreto de enxaguamento para fortalecer e reparar os dentes.

Depois desse processo, ela defende a utilização pastilhas ou goma de mascar contendo o adoçante xilitol, que foi apontado em testes como ajudante na redução de cárie dentária.

Na contramão, Christina Chatfield defende outro ponto de vista. "As bactérias ao redor dos dentes que causam a doença periodontal são difíceis de serem eliminadas e nem sequer respondem aos antibióticos", disse. "A ideia de que estas bactérias podem ser eliminadas por bochechos é ridícula", afirmou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade