PUBLICIDADE

Saúde da boca: conheça os problemas mais comuns

A saúde da boca pode indicar de inflamações simples até casos de câncer

30 jan 2016 - 00h01
Compartilhar
Exibir comentários

Não é novidade nenhuma: cuidar da saúde da boca é fundamental para evitar problemas no futuro. Você sabia que doenças graves, como diabetes, leucemia e até mesmo AIDS, podem ser percebidas graças à manifestação de sintomas bucais?

Problemas relacionados à saúde da boca

De acordo com o Dr. Fábio Nunes Roca, cirurgião traumatologista bucomaxilofacial, a cárie ainda é o problema mais comum, quando se fala em saúde bucal. Porém, algumas doenças são encontradas com frequência em pacientes de rotina das clínicas odontológicas. Entre eles estão as gengivites e as periodontites.

Segundo o especialista, a cárie é uma doença multifatorial. Isso quer dizer que depende de mais de um fator para que ocorra, como dieta, presença de micro-organismos cariogênicos - a chamada placa bacteriana - e deficiência na higiene bucal.

Higiene adequada evita o surgimento de problemas bucais
Higiene adequada evita o surgimento de problemas bucais
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Já a gengivite é uma inflamação na gengiva, decorrente também do acúmulo de placa bacteriana. O organismo manda mediadores de inflamação para a área com o objetivo de combater as bactérias que ali se alojam.

A periodontite é uma “evolução” da gengivite, causada por tipos diferentes de micro-organismos anaeróbios, aqueles que não dependem de oxigênio para sobreviver. Em ação, eles afetam os tecidos que sustentam a arcada, causando sua destruição. O problema, sem o devido tratamento, pode afrouxar o dente até que ele tenha de ser extraído.

Além das doenças associadas as placa bacterianas, existem cistos e tumores, de origem dentária ou não, que podem ser encontrados na boca. Nesses casos, é necessário controle por parte dos pacientes e dos profissionais. “O paciente pode e deve realizar autoexame, inspecionando com ajuda de um palito de picolé e uma lanterna as mucosas, a língua e o palato. Caso observe alguma alteração, deve procurar imediatamente um cirurgião-dentista, que irá avaliar e tratar ou encaminhar para o devido tratamento”, ressalta o especialista.

Saúde da boca indica doenças graves

Segundo Roca, existem diversas doenças que podem ser diagnosticadas por sintomas intrabucais. O diabetes, por exemplo, é uma delas. Nesse caso, a pessoa pode apresentar hálito cetônico - quando o organismo utiliza moléculas de oxaloacetato para suprir a deficiência de glicose.

Alguns tipos de leucemia e também o vírus HIV são doenças que podem apresentar manifestações bucais, sendo diagnosticados primeiro pelo cirurgião-dentista. O câncer no sangue pode se manifestar na boca por meio de mucosites, sangramento gengival anormal, aumento de volume da gengiva, petéquias ou equimoses.

Já algumas doenças como candidíase e herpes, que se aproveitam da baixa imunidade do paciente, também se manifestam na boca. Esses problemas podem ou não estar associados ao vírus da AIDS.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade