0

Sem culpa: veja 5 dicas para não comer demais em festas

24 nov 2013
16h06
atualizado às 16h13
  • separator
  • comentários

Para muitas pessoas, a chegada das festas de fim de ano representa quilos a mais na balança. Mas basta o calendário virar o ano para todo mundo querer voltar à antiga forma.

Para começar desde já a incorporar novos hábitos e garantir feriados mais saudáveis – e com menos culpa – o site Health.com organizou uma lista com cinco dicas bem práticas.

Que tal adotar estratégias para conseguir começar o ano de 2014 entrando no seu jeans preferido? Confira as dicas, que também podem ser aplicadas a qualquer outra festa ou confraternização regada a muita comida e bebida.

1. Escolha com cuidado as calorias extras
Se você for experimentar um pedacinho de cada doce disponível em uma confraternização, com certeza vai acabar sofrendo com a balança depois. Muitas pessoas também têm o hábito de “comer por comer”, apenas porque estavam sentadas ao redor da mesa. Com isso, acabam ingerindo coisas que não valem tanto esforço na academia.

<p>É possível experimentar alimentos calóricos, com equilíbrio, sem precisar se render aos exageros</p>
É possível experimentar alimentos calóricos, com equilíbrio, sem precisar se render aos exageros
Foto: Getty Images

A solução: analise todas as opções, faça uma lista das suas favoritas, sem as quais você não pode viver. Agindo com equilíbrio, você provavelmente vai deixar de ganhar centenas de calorias e, de quebra, não vai acabar a festa com aquela terrível sensação de privação trazida por muitos tipos de dieta.

2. Prato “de segurança”
Quando for a uma festa, procure levar um prato mais leve com o qual você possa se alimentar e ir revezando com as outras opções mais calóricas. Uma boa pedida são os vegetais assados: você usar pimentões, berinjelas, cogumelos, cebolas e aspargos, acrescentar azeite, ervas e azeitonas e ter uma saborosa e nutritiva opção light.

Encha o seu prato com estes itens e permita-se também experimentar, em pequenas porções, os itens mais calóricos.

3. Cuidado com as calorias líquidas
Você provavelmente já ouviu falar isso, mas essa é a forma mais fácil de prevenir os quilos extras. Bebidas como refrigerantes, chás ou sucos com açúcar geralmente acompanham as confraternizações. Não adianta pegar leve na alimentação e descontar nas bebidas.

Faça trocas inteligentes. Uma opção saudável é a água com gás, que você pode aromatizar com sementes de romã, fatias de laranja ou raminhos de hortelã fresca. Em comparação com um refrigerante comum, que tem cerca de nove colheres de açúcar, você vai poupar-se de pelo menos 20 minutos na esteira.

4. Não “se guarde” para as grandes refeições
Parece lógico passar o dia inteiro sem comer nada se você pretende cometer exageros no jantar, mas esta prática faz com que você pare de queimar calorias. Se o seu corpo precisa de combustível e você não come, seu metabolismo irá desacelerar para compensar.

Então, você acaba comendo mais do que o seu corpo necessita no jantar, e os excessos vão parar diretamente nas células de gordura. Para prevenir este quadro, faça refeições espaçadas ao longo do dia e, se ainda assim exagerar, tente se manter ativo nas primeiras horas depois da ‘comilança’.

5. Mantenha-se ativo
Ao invés de se sentar e socializar após o jantar, faça diferente. Chame um amigo ou membro da família e faça uma caminhada de 15 minutos. Além de queimar algumas calorias, um estudo recente mostrou que esta técnica ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue por até três horas depois da refeição, mesmo as caminhadas mais leves.

Se o tempo não estiver ajudando, não há desculpa – mexa-se dentro de casa mesmo. Voluntaria-se para lavar a louça, fique em pé enquanto coloca o assunto em dia, organize um jogo ativo. O importante é não ficar parado.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade