PUBLICIDADE

Estados Unidos

Surto de doença estomacal nos EUA é causado por produto do México

3 ago 2013 - 01h22
(atualizado às 02h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O órgão que controla o comércio de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) advertiu nesta sexta-feira que um surto de doenças estomacais em Iowa e Nebraska está relacionado com uma mistura de salada que é servida nos restaurantes Red Lobster e Olive Garden, fornecida por uma fazenda mexicana.

"Ainda não está claro se os casos notificados de outros estados são parte do mesmo surto. A investigação sobre o aumento dos casos de ciclosporíase em outros estados continua", informou a agência em comunicado.

O surto já afetou 400 pessoas em 16 estados, mas a FDA ainda não determinou se nos outros 14 estados a origem do problema é a salada mexicana. A FDA divulgou que a empresa fornecedora das saladas é a Taylor Farms do México.

A companhia disse que sua fábrica está localizada a cerca de 290 quilômetros ao norte da Cidade do México, em San Miguel de Allende, o único lugar onde pode haver conexão com os casos.

Em comunicado publicado no site da companhia, a Taylor Farms afirma que suas instalações no México têm um "histórico excepcional em segurança alimentar" e diz que está trabalhando com a FDA nas instalações e que tirou o produto de seus estoques.

A agência americana inspecionou a empresa em 2001 e não encontrou nenhuma irregularidade, no entanto, após esse episódio, assegurou que vai aumentar o controle sobre os produtos importados do México.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade