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Tatuadores têm função de contribuir com prevenção ao câncer

A campanha ‘Tatuadores Contra o Câncer de Pele’ é uma parceria entre uma marca de filtro solar e o A.C. Camargo Cancer Center

7 jul 2014 - 13h00
(atualizado em 8/7/2014 às 22h00)
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Melina Casteletto, tatuadora do Led´s Tattoo, foi uma das profissionais que participaram da campanha Tatuadores contra o Câncer de Pele, elaborada por uma agência publicitária em conjunto com uma marca de protetores solares
Melina Casteletto, tatuadora do Led´s Tattoo, foi uma das profissionais que participaram da campanha Tatuadores contra o Câncer de Pele, elaborada por uma agência publicitária em conjunto com uma marca de protetores solares
Foto: Divulgação

“O país das praias paradisíacas, do sol o ano todo e dos corpos bronzeados, infelizmente, também é o País do câncer de pele”, avisa o site da campanha que visa capacitar um grupo que nada tem de médico, mas que igualmente trata da pele do cliente: os tatuadores. Faz sentido: o câncer de pele representa mais da metade dos diagnósticos da doença no Brasil.

A campanha ‘Tatuadores Contra o Câncer de Pele’ é uma parceria entre uma marca de filtro solar e o A.C. Camargo Cancer Center, um dos três maiores centros oncológicos do mundo. Tem por objetivo alertar a população mais jovem para os riscos da doença e mostrar que o diagnóstico precoce é a chave para a obtenção de resultados positivos nos tratamentos. Nos últimos meses, foram capacitados 450 tatuadores no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A inciativa foi de uma agência publicitária e partiu de um dado alarmante, do Instituto Nacional de Câncer (INCA): em 2014, cerca de 190 mil casos de câncer de pele deverão ser diagnosticados.

A consultoria técnica fica a cargo do cirurgião oncologista João Duprat, 54 anos, e do dermatologista Marco Antônio de Oliveira, 45 anos. Os tatuadores foram treinados para contribuir com a prevenção, alertando os clientes quando veem sinais na pele, com as características ABCD: Assimetria, Bordas Irregulares, Coloração (várias cores ou tons) e Diâmetro (maior de cinco milímetros e aumento ou diminuição do tamanho)”, orientando-os a procurar um médico.

Nas aulas aos tatuadores, a experiência visual para contribuir com a prevenção é fundamental. “Nós demonstramos elementos básicos que podem ajudá-los a interpretar lesões na pele, a partir da regra do ABCD”, explica Duprat.

 

O dermatologista Marco Antônio de Oliveira com alguns dos tatuadores que foram treinados para detectar sinais de câncer de pele em seus clientes. No total, mais de 450 profissionais da tatuagem participaram das aulas
O dermatologista Marco Antônio de Oliveira com alguns dos tatuadores que foram treinados para detectar sinais de câncer de pele em seus clientes. No total, mais de 450 profissionais da tatuagem participaram das aulas
Foto: Divulgação

Foco na campanha será pedicures

Segundo a tatuadora do estúdio Led's Tattoo, Melina Casteletto, 26 anos, os profissionais ficaram mais atentos depois da capacitação, pois o índice de pessoas que podem desenvolver a doença é alto e elas não reparam na própria pele. “Ao decidir fazer uma tatuagem, o principal é buscar um local sério, que siga todas as normas de higiene e segurança nos equipamentos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”

A expectativa é que a campanha foque agora em cabelereiros e pedicures, “pois os tatuadores interagem mais com os jovens e a maior incidência da doença está na faixa etária a partir dos 50 anos”, ressalta Duprat. Para ele, cabelereiros devem ser treinados já que muitas vezes “veem lesões que os próprios pacientes não veem”.

Fonte: Dialoog Comunicação
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