PUBLICIDADE

Uruguai confirma 2 casos graves de gripe A

24 mai 2016 - 17h08
Compartilhar
Exibir comentários

Duas pessoas estão internadas em centros de tratamentos intensivos (CTI) de Montevidéu com quadros graves de gripe A causados pelo vírus H1N1, confirmou nesta terça-feira o diretor-geral de Saúde Pública do país, Jorge Quian.

"Temos duas pessoas hospitalizadas em estado grave por quadros de H1N1, e seguimos convocando os grupos de risco para que recebam a vacina trivalente oferecida pelo Ministério da Saúde Pública, porque protege contra este vírus e se evitam casos graves", disse Quian à emissora local "Radio Monte Carlo".

O funcionário ressaltou que não estão quantificados todos os casos de gripe A neste momento no país porque a medição é feita de uma maneira geral através de pesquisas e que só quando há casos que requerem hospitalização concretizam-se estes quadros graves.

"Pedimos informação aos CTIs para ver se há mais casos e estamos esperando a notificação", completou Quian.

Na semana passada, o diretor de Saúde informou que as doenças respiratórias aumentaram em 20% no Uruguai neste outono em relação à mesma época do ano anterior, incluindo nessa porcentagem a circulação do vírus A H1N1.

Com 3,3 milhões de habitantes, o Uruguai importou 500.000 doses de vacinas contra a gripe, que previne também contra este vírus, das quais até o momento 190.000 foram distribuídas.

A subsecretária de Saúde do Uruguai, Cristina Lustemberg, alertou no domingo passado sobre a importância de que a população se vacine contra a gripe, uma "doença potencialmente grave", perante um possível cenário que lembra a "a pandemia de 2009" do vírus H1N1, também conhecido como gripe suína, que causou mais de 20 mortes no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade