PUBLICIDADE

Uso medicinal da maconha é aprovado em parte da Austrália

Governo do estado de Nova Gales do Sul financiará testes para uso da maconha no tratamento de doenças como a epilepsia e também controle dos efeitos colaterais da quimioterapia

21 dez 2014 - 06h53
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Istock

O Governo do estado australiano de Nova Gales do Sul anunciou neste domingo a autorização para realizar os primeiros testes sobre o uso de maconha no tratamento de várias doenças, informou a imprensa local.

Siga Terra Estilo no Twitter

Os testes, financiados pelo Governo estadual, serão feitos com pacientes que sofrem de epilepsia severa, incluindo menores, que estão em estado terminal ou para combater náuseas e vômitos por causa da quimioterapia.

O chefe de Governo estadual, Mike Baird, disse que se prevê que centenas de pacientes participem destes testes que servirão para examinar os possíveis benefícios da cannabis no tratamento destas doenças, em entrevista à emissora "ABC".

Baird também disse que seu Governo considerará importar ou produzir cannabis no caso de os resultados clínicos demonstrarem que a droga serve para reduzir o sofrimento dos pacientes.

Além disso, ele disse que deu instruções à Polícia para que não multe pacientes terminais que estejam em posse de até 15 gramas de maconha.

"A Polícia já está exercendo certa discrição com pessoas nestas circunstâncias. O que estamos fazendo é formalizar esta situação", disse Baird.

A maconha é ilegal na Austrália embora a posse de pequenas quantidades tenha sido descriminalizada em vários estados do país.

Tipos de câncer Tipos de câncer

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade