0

vc repórter: em "Hora do Mamaço", mães amamentam filhos em SC

4 ago 2013
14h05
atualizado às 14h30
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulheres amamentaram seus bebês em praça na rua XV  de Novembro, em Blumenau
Mulheres amamentaram seus bebês em praça na rua XV de Novembro, em Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Com o objetivo de fortalecer o direto das mulheres de amamentar seus filhos em público, um grupo de mães se reuniu na praça em frente ao Teatro Carlos Gomes, localizado na rua XV de Novembro, no centro de Blumenau, em Santa Catarina. A ação ocorreu por volta das 10h30 deste domingo.

Intitulada “Hora do Mamaço”, a iniciativa, que também ocorreu em diversas cidades pelo País, foi organizada pelo grupo Aleitamento Materno Solitário (AMS). A organização comunitária tem como objetivo promover a prática ideal da amamentação prolongada, apoio e incentivo à doação de leite materno.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/dia-da-amamentacao/" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/dia-da-amamentacao/">Amamentação: tire dúvidas comuns e desvende mitos e verdades </a>

No local, as mulheres amamentaram seus bebês para pedir que seja respeitada a liberdade da mãe de cuidar de seu filho sem que sofra qualquer tipo de preconceito, principalmente no momento de dar o leite à criança.

<p>Ação foi organizada pelo grupo Aleitamento Materno Solitário</p>
Ação foi organizada pelo grupo Aleitamento Materno Solitário
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

No site criado pelo movimento, outras 43 cidades confirmaram ações semelhantes, entre elas as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Salvador, Palmas, Aracaju, Belém e Manaus. No exterior, o ato também estava previsto para acontecer na Cidade do Panamá.

A ação em Blumenau teve ainda o apoio do Banco de Leite Humano. O encontro foi gravado em um vídeo com 30 segundos e será enviado para o AMS.

Semana Mundial de Aleitamento Materno
Na última quinta-feira, o Ministério da Saúde lançou em Brasília a campanha “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”. Para mostrar a importância da amamentação, o governo em parceria com a rede Cinemark exibe, desde então, pequenos filmes sobre o aleitamento materno em 60 salas de cinema em 30 municípios de 14 cidades. 

A amamentação exclusiva, segundo o órgão, é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
vc repórter
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade