Saúde

publicidade
16 de julho de 2012 • 16h10

Veja 6 maneiras de descobrir a causa do inchaço abdominal

O diagnóstico pode ser encontrado por vários especialistas
Foto: Getty Images

O inchaço abdominal é algo comum entre as mulheres e, em alguns casos, pode aumentar a circunferência da cintura a ponto de transformar a silhueta. O problema atinge uma entre cinco mulheres, que podem passar alguns dias com o incômodo. Algumas chegam a relatar que a sensação causa desconfortos físicos e morais, pois as consequências vão desde não conseguir amarrar os cadarços dos sapatos até ser confundida com uma grávida.

 

Em casos extremos, o inchaço pode aumentar em até 12 cm a circunferência da região. A jornalista Martha Alexander, do jornal inglês Daily Mail, visitou alguns especialistas, de áreas diferentes, para tentar descobrir as causas do inchaço e resolver o problema. Ela relata que sofreu de inchaço pela primeira vez há quatro anos e que a princípio não deu muita importância, principalmente porque é praticante assídua de atividades físicas, como ciclismo e corrida. Veja algumas de suas descobertas:

 

Análise capilar
A jornalista optou por esse método de investigações para verificar se sofria de alguma intolerância alimentar. Essa análise também pode ser feita por meio de teste de sangue, entre outras técnicas. No entanto, o fio de cabelo é capaz de reter resíduos de substâncias presentes no corpo, como metais pesados, deficiências de minerais fundamentais ao organismo, fungos, parasitas, desequilíbrios hormonais e também de mostrar se algum alimento não faz bem ao corpo. A análise inclui o folículo, portanto, é preciso arrancar alguns fios. O diagnóstico da amostra da jornalista apontou que ela sofria de candidíase intestinal, o que poderia ser causado por uso de antibióticos, consumo excessivo de açúcar ou baixa imunidade.

 

Homeopatia

Martha Alexander foi a uma médica homeopata que fez uma longa consulta para investigar as causas da distensão estomacal e chegou à conclusão de que o estresse era a causa do inchaço. A especialista observou que pacientes que sofrem do problema geralmente também são friorentas e sentem desejo de comer muito doce e comidas muito salgadas. A jornalista se identificou com o diagnóstico e começou a tomar um remédio prescrito.

 

Terapia nutricional

Depois que Martha completou um diário informando tudo o que comia, inclusive quantidades e horários, a nutricionista afirmou que o estresse poderia ser a causa dos inchaços abdominais, já que dificulta a digestão. Segundo a explicação, o corpo precisa estar relaxado para absorver bem os alimentos. A jornalista saiu do consultório com a recomendação de consumir mais vegetais, grãos integrais e proteínas em todas as refeições.

 

Acupuntura

A especialista consultada pela jornalista revelou que de 60% a 70% dos pacientes sofrem de problemas digestivos. Martha teve agulhas aplicadas na região do pulso para estimular o fígado; nos tornozelos, para cuidar do intestino grosso; e na orelha esquerda para ajudar no relaxamento. Martha afirma que a região abdominal foi a primeira a se manifestar com o tratamento, fazendo barulhos como se uma 'orquestra' estivesse dentro dela. A jornalista contou que se sentiu em um estado de relaxamento profundo após 10 minutos de tratamento. E o diagnóstico final: estresse causa o inchaço.

 

Gastroenterologista

O especialista realizou exames para investigar a presença de problemas do sistema digestivo. O médico avaliou amostras de sangue e de outros levantamentos e percebeu que Martha sofria da Síndrome do Intestino Irritável, mas associou o problema à ansiedade e apontou que investir em técnicas de relaxamento seria mais eficiente do que qualquer tratamento convencional.

 

Hipnose

A jornalista se submeteu a uma sessão de hipnoterapia e a especialista quis focar em todas as questões que poderiam causar estresse, como frustrações na carreira, crise de confiança, problemas com relacionamentos pessoais e relatou que o estômago fez os mesmos barulhos registrados durante a sessão de acupuntura. O diagnóstico provável: estresse.

Ponto a Ponto Ideias