PUBLICIDADE

Alguns carboidratos não causam ganho de peso, diz estudo

Nutricionista explicou que os carboidratos devem fazer parte de uma refeição saudável

25 ago 2016 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas interessadas em um estilo de vida saudável e, principalmente, que buscam emagrecer, tornaram-se adeptas de dietas como a Dukan e Atkins, que limitam ou cortam os carboidratos. Mas uma pesquisa revelou que eles não causam o ganho de peso e são bons para saúde. As informações são do site The Independent.

Alimentos como feijão, lentilhas, cereais integrais, arroz e batatas são ricos em amido resistente, que não pode ser digerido pelo intestino e não tem influência sobre o açúcar no sangue.

“É o tipo e a quantidade [de carboidrato] na nossa dieta que importa", disse a nutricionista Sian Porter
“É o tipo e a quantidade [de carboidrato] na nossa dieta que importa", disse a nutricionista Sian Porter
Foto: iStock

A consultora nutricional Rebecca McManamon, da Associação Dietética Britânica, afirma que os carboidratos devem fazer parte de uma refeição saudável. “ Sem a ingestão, você consegue perde peso em pouco tempo, mas não é sadio. Os hidratos de carbono por si só não fazem ganhar peso”.

Ela explicou que o erro é comer mais do que nosso corpo precisa. “As porções apresentadas nos restaurantes, por exemplo, são muitas vezes maiores do que necessitamos”.

Já a nutricionista Sian Porter diz que os carboidratos abrangem uma ampla categoria e que devemos saber diferenciá-los. “É o tipo e a quantidade na nossa dieta que importa. Enquanto devemos reduzir a quantidade de açúcar da dieta, devemos basear nossas refeições em carboidratos ricos em amido. Há fortes evidências de que a fibra, encontrada nos grãos, por exemplo, é benéfica para saúde”.

De acordo com ela, “cerca da metade da ingestão diária de calorias deve vir de alimentos ricos em amido, frutas e legumes”. O autor da pesquisa, o professor Paul Arciero, especialista em saúde e exercícios, da Skidomore College, de Nova York, afirmou que o ideal é que a refeição contenha proteínas e carboidratos. “É uma combinação poderosa”, disse. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade