Alguns carboidratos não causam ganho de peso, diz estudo
Nutricionista explicou que os carboidratos devem fazer parte de uma refeição saudável
Muitas pessoas interessadas em um estilo de vida saudável e, principalmente, que buscam emagrecer, tornaram-se adeptas de dietas como a Dukan e Atkins, que limitam ou cortam os carboidratos. Mas uma pesquisa revelou que eles não causam o ganho de peso e são bons para saúde. As informações são do site The Independent.
Alimentos como feijão, lentilhas, cereais integrais, arroz e batatas são ricos em amido resistente, que não pode ser digerido pelo intestino e não tem influência sobre o açúcar no sangue.
A consultora nutricional Rebecca McManamon, da Associação Dietética Britânica, afirma que os carboidratos devem fazer parte de uma refeição saudável. “ Sem a ingestão, você consegue perde peso em pouco tempo, mas não é sadio. Os hidratos de carbono por si só não fazem ganhar peso”.
Ela explicou que o erro é comer mais do que nosso corpo precisa. “As porções apresentadas nos restaurantes, por exemplo, são muitas vezes maiores do que necessitamos”.
Já a nutricionista Sian Porter diz que os carboidratos abrangem uma ampla categoria e que devemos saber diferenciá-los. “É o tipo e a quantidade na nossa dieta que importa. Enquanto devemos reduzir a quantidade de açúcar da dieta, devemos basear nossas refeições em carboidratos ricos em amido. Há fortes evidências de que a fibra, encontrada nos grãos, por exemplo, é benéfica para saúde”.
De acordo com ela, “cerca da metade da ingestão diária de calorias deve vir de alimentos ricos em amido, frutas e legumes”. O autor da pesquisa, o professor Paul Arciero, especialista em saúde e exercícios, da Skidomore College, de Nova York, afirmou que o ideal é que a refeição contenha proteínas e carboidratos. “É uma combinação poderosa”, disse.