PUBLICIDADE

China tem 100 milhões de pessoas com vírus de hepatite B ou C, segundo OMS

18 fev 2017 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de cem milhões de chineses estão contagiados do vírus da hepatite B ou C, e meio milhão morrem a cada ano por câncer de fígado devido em sua maior parte a esta doença, anunciou neste sábado a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os chineses com este vírus são quase um terço das mais de 300 milhões de pessoas que têm infecção crônica de hepatite B ou C em nível mundial, embora menos de 5% deste número tenha recebido o diagnóstico e conhece sua doença, explicou a OMS em comunicado.

"Muita gente, especialmente nos países de baixa renda, não sabe que está infectada, por isso essas pessoas não têm acesso aos tratamentos adequados", afirmou Marc Bulterys, responsável de do Programa Mundial da Hepatite da organização.

A OMS aprovou nesta semana sua primeiras diretrizes mundiais sobre a análise para a detecção de hepatite B e C, que simplificam o procedimento para ser mais rápido em populações isoladas e em zonas de alta incidência da doença.

A organização destacou que a China "fez grandes avanços" no controle e previsão da doença, como por exemplo em seu programa de vacinação infantil contra a hepatite B.

No entanto, o representante da organização na China, Bernhard Schwartländer, recalcou que o país "tem uma pesada carga" com esta doença, já que aproximadamente 7% de sua população está contagiada ou sofre com a doença, e "muita gente não é consciente".

Schwartländer recalcou que uma detecção seguida do tratamento pode prevenir o avanço da doença e, se for feito de forma antecipada, reverter a deterioração do fígado.

Além disso, a hepatite C já tem uma nova geração de antivirais que já curaram mais de um milhão de pessoas no mundo todo.

O guia sobre a detecção foi divulgado durante uma reunião de medicina hepática com especialistas da região Ásia-Pacífico que aconteceu em Xangai nesta semana.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade