PUBLICIDADE

Crianças cariocas estão mais gordas que as de São Paulo

Pesquisa foi feita nas comunidades de Paraisópolis, em São Paulo, e Cidade de Deus, no Rio de Janeiro

5 jan 2015 10h59
| atualizado às 19h03
ver comentários
Publicidade
Cerca de 55,7% das crianças cariocas estão acima do peso
Cerca de 55,7% das crianças cariocas estão acima do peso
Foto: iStock

As crianças e adolescentes das comunidades cariocas estão com índices de obesidade superior às paulistanas. O programa Meu Pratinho Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed, avaliou mais de 350 crianças de duas comunidades carentes por dois dias e concluiu que no Rio de Janeiro, 55,7% estavam acima do peso. Em São Paulo, a porcentagem cai para 27,8%. 

Siga Terra Estilo no Twitter

Em relação aos hábitos alimentares, no entanto, são as crianças de São Paulo que mais comem 'besteiras'. A pesquisa mostrou que 75% dos participantes consomem muita fritura, 76% doces e 80,5% refrigerantes. No Rio, 71% ingerem frituras, 70% doces e 76% refrigerantes. 

Foram avaliados cerca de 350 participantes em cada cidade, em comunidades carentes. Na capital paulista a pesquisa aconteceu no bairro de Paraisópolis, durante dois dias seguidos. No Rio a ação foi na Cidade de Deus, pelo mesmo período.

O objetivo do programa é alertar e combater a obesidade infantil, doença que pode causar sérios problemas de saúde como hipertensão, colesterol alto e diabetes. 

Durante sua passagem pelas cidades, o Meu Pratinho Saudável mostrou às crianças como se alimentarem melhor, ensinando que metade do prato nas refeições principais deve ser preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e a outra metade, dividida entre alimentos ricos em proteínas e ricos em carboidratos. O café da manhã e lanches devem conter um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal: fruta, verdura ou legume.

Erros na dieta Erros na dieta

 

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade