9 eventos ao vivo

Pimenta e gengibre: 10 temperos que ajudam a emagrecer

A lista conta com ginseng, canela e pimenta caiena

2 jun 2015
14h02
atualizado às 14h31
  • separator
  • comentários

Quer perder peso ? Uma boa aposta pode ser acrescentar determinados temperos à sua dieta . Confira 10 opções, listadas pela nutricionista Marilyn Glenville no jornal Daily Mail:

Foto: iStock

Siga Terra Estilo no Twitter


1 - Ginseng
“O ginseng panax mostrou-se útil para perda de peso em ratos, pois pode aumentar os níveis de energia e acelerar o metabolismo. Ele é mais potente do que o ginseng siberiano e, muitas vezes, é mais adequado para os homens, uma vez que tem um efeito muito mais forte no sentido de aumentar a energia. Em algumas mulheres, é forte o suficiente para causar palpitações e só deve ser usado por apenas algumas semanas”, disse a nutricionista Marilyn.

Foto: iStock

Para as mulheres, a profissional recomenda o ginseng siberiano, que é classificado como um adaptógeno (que trabalha de acordo com o que o corpo precisa). “Ginseng fornece energia quando necessário e ajuda a combater o estresse e a fadiga quando você está sob pressão”, explicou a nutricionista Marilyn. Vale lembrar que situações estressantes levam à busca por alimentos não saudáveis, acarretando em ganho de peso.

2 – Pimenta caiena

Foto: iStock

A capsaicina é uma substância encontrada em pimentas que confere a sensação de calor e que também ajuda a combater o ganho de peso e obesidade, uma vez que diminui a ingestão de calorias e reduz os níveis de gordura no sangue. “O calor da capsaicina pode ajudar com um processo chamado termogênese, em que seu corpo pode converter gordura em calor”, comentou a nutricionista. Isso significa que você está queimando mais gordura, o que aumenta a perda de peso. “Incluir esses ingredientes termogênicos na sua dieta pode aumentar o metabolismo em até 5% e aumentar a queima de gordura em até 16%”, completou.

3 - Canela

Foto: iStock

É mais um reforço na taxa metabólica. “Os estudos também mostram que a canela ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e melhorar a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2”, comentou a nutricionista. Que tal adicionar uma colher de chá da iguaria no mingau ou no chá de ervas? “Não é uma boa ideia consumir grandes quantidades de canela se você tiver um distúrbio hemorrágico ou toma um medicamento para afinar o sangue”, alertou.

4 – Pimenta-preta

Foto: iStock

Contém piperina, que tem efeitos semelhantes aos da capsaicina da pimenta-caiena, conferindo a sensação de calor. “Quando a pimenta-preta é combinada com outras especiarias, como a capsaicina, verificou-se que queima a mesma quantidade de calorias que uma caminhada de 20 minutos”, explicou a nutricionista.

5 - Dente-de-leão
Para muitas pessoas, dente-de-leão é uma erva daninha irritante no jardim, mas as raízes e folhas da planta têm sido utilizadas como medicamentos para o inchaço e distúrbios digestivos. “Contêm fibras e assim pode ajudar a se sentir mais completo, controlando o apetite”, comentou a nutricionista, que recomenda evitar a raiz. “Pode ser uma estimulante do apertite”, alertou.

Foto: iStock

Dente-de-leão também é nutritivo, fornecendo vitaminas A, C, D e do complexo B, além de níveis elevados de sais minerais, como ferro, magnésio, zinco, potássio, manganês, cobre, colina, cálcio, boro e silício.

6 - Mostarda

Foto: iStock

A capsaicina vem à tona mais uma vez com o seu impulso metabólico e ajuda na queima de gordura. Se vai comprar mostarda pronta, apenas certifique-se de que não contenha açúcar, o que poderia prejudicar o controle de peso.

7 - Cúrcuma/açafrão-da-terra

Foto: iStock

O tempero amarelo é feito a partir da raiz de cúrcuma. “Seu ingrediente ativo é a curcumina e, embora pesquisas não tenham demonstrado que pode realmente ajudar com perda de peso, acredita-se que pare o crescimento de gordura depois que alguém perdeu peso”, explicou a nutricionista.

8 - Gengibre

Foto: iStock

Gengibre pode ter os mesmos efeitos termogênicos da capsaicina. “Tente ferver algumas fatias de raiz de gengibre em água fervente para fazer um chá que irá ajudar na digestão. Gengibre em alimentos tem o mesmo efeito”, recomendou a nutricionista.

9 – Cominho

Foto: iStock

Pessoas em dieta que incorporam sementes de cominho em seus planos alimentares saudáveis perdem mais peso do que aqueles que não o saboreiam. “Uma pesquisa mostrou que a adição de apenas uma colher de chá por dia de cominho ao iogurte por três meses vai ajudar você a perder mais quase 1,5 kg do que aqueles que não o fazem. Os que consomem cominho diariamente perderam três vezes mais gordura corporal do que o grupo que apenas toma o iogurte sem o cominho”, listou a profissional.

10 – Cardamomo

Foto: iStock

Também pode ajudar a queimar gordura ao melhorar o metabolismo, como informou a nutricionista. Auxilia ainda na digestão, reduzindo flatulência e desconforto digestivo.

Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade