9 eventos ao vivo

Reconhecer que está acima do peso dificulta emagrecimento

Pessoas que se classificam como “acima do peso” tendem a comer mais em resposta ao estresse, diz estudo

3 set 2015
17h56
  • separator
  • comentários

Vive preocupado com o excesso de quilinhos? Cuidado! Reconhecer que está mais pesado do que deveria pode torná-lo ainda mais propenso a engordar, em comparação com aqueles que não sabem que estão acima do peso que os médicos aconselhariam. Os dados foram publicados no International Journal of Obesity e no site da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, responsável pelo estudo.

Foto: iStock

Siga Terra Estilo no Twitter

Para chegar a essa conclusão, uma equipe analisou 14 mil adultos dos Estados Unidos e do Reino Unido por meio de dados de três estudos de longo prazo. Quando os participantes atingiram a idade adulta, falaram sobre a percepção de seu próprio corpo e seu ganho de peso posterior.

Constatou-se que aqueles que se identificaram como “acima do peso” tinham mais chances de relatar comer demais em resposta ao estresse, conquistando mais quilos extras. “Perceber que você tem excesso de peso é muito estressante e faz com que se torne mais difícil realizar escolhas saudáveis em seu estilo de vida. É um achado complicado para o trabalho de intervenção em saúde pública”, comentou o pesquisador Eric Robinson, do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade de Liverpool.

Segundo o profissional, o esperado é que uma pessoa ciente de seu sobrepeso investiria em um estilo de vida mais saudável para melhorar a situação, mas isso não é o que ocorre na realidade. “A nossa maneira de falar sobre o peso corporal e a maneira que retratam sobrepeso e obesidade na sociedade é algo que podemos pensar e reconsiderar. Há maneiras de encorajar as pessoas a fazerem mudanças saudáveis no estilo de vida que não retratam a adiposidade como uma coisa terrível”, opinou.

Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade