PUBLICIDADE

Especialista diz que produtos detox podem prejudicar a saúde

Segundo o profissional, o corpo humano já tem um sistema de desintoxicação eficiente

22 mai 2014 - 12h26
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A oferta de produtos para desintoxicação é grande: comprimidos, emplastos para os pés, extrato de raiz de urtiga, sais de banho... De acordo com o professor de farmacologia bioquímica Alan Boobis, da Imperial College London, Inglaterra, esses itens não cumprem o que prometem e ainda podem trazer alguns prejuízos à saúde. Os dados são do jornal Daily Mail. 

“A ciência (desses produtos) não é simplesmente irreal. É, francamente, implausível. Também é desnecessária. A mãe natureza, afiada por anos de evolução, dotou o corpo humano com um sistema de desintoxicação muito eficiente, na forma de fígado, rins e trato intestinal”, comentou o especialista. 

Alguns dos produtos dizem que ajudam a impedir que o sistema linfático fique estagnado. “O sistema linfático, que é responsável pela drenagem de fluidos a partir de tecidos, não é nada estagnado. De fato, circulam vários litros de fluido a cada dia. Se já estagnou, causaria inflamação dos gânglios linfáticos, o que é muito doloroso.” 

Cientistas renomados, incluindo Boobis, investigaram as promessas dos itens de desintoxicação e publicaram os resultados no Making Sense of Chemicals. Segundo Boobis, a maneira mais fácil de se manter bem é apostar em dieta equilibrada, beber muita água, dormir o suficiente, não fumar e beber com moderação. Confira abaixo as constatações sobre sete itens analisados: 

Emplasto para os pés

Promete: contém um cristal natural chamado turmalina e vinagre de madeira para desintoxicação do corpo. 

Opinião do especialista: as solas dos pés têm a pele mais grossa, assim se tornam o lugar menos provável de onde extrair as toxinas do corpo “se extrair as toxinas dessa forma fosse possível”. Entre os malefícios estão irritação da pele.

Xarope de ácer/bordo/maple com limão 

Promete: a bebida feita a partir de xarope natural misturado com suco de limão, água e uma pitada de pimenta caiena serve para dissolver muco e resíduos, além de ter um efeito de aquecimento estimulante que acelera o metabolismo, ajudando a limpar e eliminar toxinas. 

Opinião do especialista: não há nada de especial no xarope e no limão que você não poderia adquirir com uma dieta equilibrada e esses itens não têm efeito desintoxicante. A pimenta caiena pode fazer você se sentir quente e suado.

Sais de banho Epsom

Prometem: os sais de banho Epsom (sulfato de magnésio) desintoxicam e estimulam o sistema linfático, além de incentivar o aumento do fluxo sanguíneo e de oxigênio pelo corpo. 

Opinião do especialista: um banho quente pode reduzir a pressão arterial e a inalação de vapor pode ter um efeito relaxante. Mas não há nenhum efeito de desintoxicação. 

Comprimidos de desintoxicação 

Promete: uma mistura de vitaminas, minerais e antioxidantes, incluindo betacaroteno e N-acetilcisteína, para ajudar os processos de eliminação naturais do corpo.

Opinião do especialista: os comprimidos não têm qualquer impacto na desintoxicação. N-acetilcisteína não é necessária em uma dieta normal, que já contém substâncias semelhantes. Em níveis muito elevados, betacaroteno tem sido associado ao câncer. 

Meia de desintoxicação

Promete: extrair e absorver fluido linfático estagnado, toxinas e outras impurezas. 

Opinião do especialista: mesmo se as meias pudessem ajudar a eliminar toxinas, o que é improvável, cobrem apenas uma pequena fração da área total da superfície da pele. E o fluido linfático raramente fica estagnado. Se muito apertadas, podem causar problemas de circulação. Dormir com elas pode abrir espaço para infecções fúngicas. 

Extrato de raiz de urtiga

Promete: o extrato natural limpa e desintoxica o corpo. 

Opinião do especialista: “Não posso ver como um extrato de raiz de urtiga teria qualquer tipo de impacto sobre o corpo em termos de livrá-lo de toxinas. Os mecanismos não fazem sentido.” Na medicina, o produto é indicado para quem sofre de prisão de ventre, pois estimula o intestino, e tomá-lo sem necessidade pode prejudicar o estômago. Fora isso, diminui potássio no sangue, que também pode causar problemas graves, como pressão alta e retenção de líquidos. 

SPA para os pés

Promete: criar um fluxo de elétrons e um campo bioenergético em água salgada quente para reequilibrar e harmonizar, enviando sinais por meio das glândulas linfáticas para estimular o processo de desintoxicação. 

Opinião do especialista: se pudesse penetrar e “enviar sinais” para o interior do corpo, os efeitos seriam catastróficos, porque significaria que poderiam alterar gravemente a função do corpo por meio de sinais na pele. Isso resultaria em desequilíbrio total de funções normais do corpo. 

Obesidade e atividade física Obesidade e atividade física

Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade