Resfriado, gripe ou pneumonia: você sabe diferenciá-las? Faça o teste

A gripe, o resfriado e a pneumonia são doenças que todo mundo já teve ou, pelo menos, já ouviu falar. No entanto, apesar de serem relativamente comuns, nem todo mundo sabe diferenciar os sintomas, as formas de transmissão, os tratamentos e as maneiras de prevenção das três doenças. “Alguns sintomas são comuns às três e saber identificá-los é muito importante para buscar o tratamento correto”, explicou a pneumologista Mara Rúbia Fernandes Figueiredo, presidente da comissão de infecção da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O resfriado é frequentemente confundido com a gripe, mas tem sintomas mais leves e duração menor. Ambas as doenças são causadas por vírus, diferente da pneumonia, que é uma infecção com potencial de gravidade e que pode ser provocada por bactéria, a forma mais comum, vírus e, mais raramente, fungos.

No entanto, a prevenção das três condições, segundo Rúbia, pode ser feita com hábitos simples, como lavar as mãos e evitar ambientes aglomerados. No caso da gripe e da pneumonia, a vacinação também é uma forma eficaz de prevenção. A seguir, teste seus conhecimentos sobre gripe, resfriado e pneumonia e saiba como identificar os sintomas.

*O teste e as informações a seguir não descartam a eventual necessidade de consultar um médico especializado.