1 evento ao vivo

Moçambique alerta sobre novo surto de cólera com mais de 1.200 contágios

14 mar 2017
12h29
  • separator
  • comentários

O governo de Moçambique alertou nesta terça-feira sobre um novo surto de cólera que já afeta mais de 1.200 pessoas e provocou duas mortes no país, que enfrenta pelo terceiro ano consecutivo uma epidemia doença.

"Estamos preocupados porque não somos capazes de conter a transmissão desta doença na cidade de Maputo", admitiu a subdiretora de Saúde, María Benigna Matsinhe, em entrevista coletiva.

Desde janeiro foram registradas duas mortes em Maputo e mais de 1.200 contágios em 11 províncias do país, onde em 2015 morreram 40 pessoas por esta doença.

Uma das províncias mais afetadas pelo surto de cólera é a de Tete, no norte, onde o governo já enviou uma equipe para reforçar os serviços médicos e fazer frente a esta "complexa" situação, disse María.

Um dos motivos que provocaram esta nova epidemia de cólera é a falta de água potável devido à prolongada seca na região setentrional.

A restrição no fornecimento de água potável obriga as comunidades a recorrer a fontes perigosas, o que aumenta o risco de contrair doenças como cólera e diarreia.

A cólera, endêmica em muitas regiões da África, onde ocorrem surtos e epidemias com frequência, é uma doença contagiosa transmitida, sobretudo, pelo consumo de água e alimentos em mal estado e cujos sintomas principais são diarreia, vômitos e febre. Pode ser fatal se não for tratada com rapidez.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade