PUBLICIDADE

Reunião Estratégica Câncer de Pele e Melanoma discute o combate à doença

Evento em São Paulo vai trazer novos dados sobre a doença e lançar cartilha para leigos

23 jun 2016 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil deve registrar 181 mil novos casos de câncer de pele em 2016, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Desse total de novos casos, 6 mil são de melanoma, o tipo mais agressivo da doença.

Foto: DINO

De acordo com dados do Observatório de Oncologia, até 2030 o maior número de mortes por melanoma deve ser na região Sul. Estimativa do INCA para 2016 demonstra taxa de 6,96 casos novos em homens e 6,50 em mulheres para 100 mil indivíduos na Região Sul. Mas outras áreas como Norte e Nordeste devem ter um número crescente de óbitos.

"O melanoma é causado principalmente pelo sol - são raros os casos de melanoma familiar. Os grupos de maior risco são pessoas com pele clara, olho claro ou que já têm outras lesões precursoras", afirma a oncologista Carolina Kawamura Haddad, uma das participantes do evento.

Nesta quinta-feira, pacientes, médicos e especialistas em meio ambiente irão debater os principais dados da doença no país e discutir as perspectivas de mudança no cenário atual, que ainda é de muita desinformação, falta de acesso aos tratamentos e políticas de prevenção entre outros.

O resultado do debate, com contribuição dos participantes, será entregue às autoridades competentes.

Informações para público leigo e pacientes

Durante o encontro será também lançada a cartilha Guia de Conscientização de Câncer de Pele e Melanoma, que traz informações sobre os tipos de câncer de pele, os fatores de risco, como prevenir, sintomas e tratamentos entre outros dados.

"É importante empoderarmos o paciente, os médicos e todos os envolvidos no tema com informações estratégicas e um panorama da realidade para que juntos possamos ter um futuro com perspectivas melhores", diz a presidente do Instituto, Marlene Oliveira.

Temas a serem discutidos:

Os desafios do tratamento do câncer de pele e melanoma, acesso e novas tecnologias

Mitos e Verdades sobre o diagnóstico precoce do Câncer de pele e melanoma

As terapias-alvo e a Imuno-oncologia: o real futuro do tratamento?

A importância de novas tecnologias e o ganho que isso representa para os pacientes

Painel de discussão: Implicações da mudança do clima no Planeta e o aumento do câncer de pele e melanoma

A realidade de quem trabalha no campo exposto ao sol diariamente

Painel de discussão: Pacientes em tratamento do câncer de pele e melanoma e a importância da Medicina personalizada

Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorremos o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial. Saiba mais sobre o nosso trabalho e faça parte deste desafio e desta nobre missão: www.ladoaladopelavida.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade