PUBLICIDADE

Romênia declara epidemia de sarampo após morte de três bebês

22 set 2016 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

A Romênia declarou nesta quinta-feira uma epidemia de sarampo após 675 casos da doença e da morte de três bebês nos primeiros oito meses do ano.

"Em comparação com 2015, o aumento é muito mais do que alarmante. Em todo o ano passado, foram registrados sete casos confirmados de sarampo e nenhum morto", informou o Ministério da Saúde romeno em comunicado de imprensa.

As crianças que morreram tinham menos de um ano e por isso ainda não tinham sido vacinadas, mas o Ministério considera que se todos os demais tivessem sido vacinados, os bebês estariam protegidos.

"Em uma comunidade com uma cobertura ótima de vacinação, todas as crianças estão protegidas, no que é denominado como efeito de proteção de grupo; ou seja, as três crianças teriam sido protegidas mediante a não aparição de sarampo nas crianças maiores, que passaram a idade de vacinação, se estas tivessem sido vacinadas", indicou Saúde.

Neste contexto, condenou firmemente as "campanhas irresponsáveis" contra a vacinação das crianças no país, às quais atribui o surto da epidemia.

O número de pais que rejeitam vacinar seus filhos cresceu na Romênia ano após ano, aparentemente devido a diversas campanhas maciças de organizações ortodoxas e de personalidades midiáticas contrárias à medicina tradicional e especialmente à vacinação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade