PUBLICIDADE

5 dicas para aproveitar o carnaval e cuidar da saúde bucal

7 fev 2013 - 07h17
Compartilhar

Mal o corpo se recuperou dos excessos de fim de ano, e o Carnaval já está aí para jogar todo mundo na festa novamente. Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado. E para quem nem liga para a saúde pensando: ‘são só quatro dias’, saiba que passar dos limites pode ser prejudicial até na hora da paquera.

Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado. E para quem nem liga para a saúde pensando: são só quatro dias, saiba que passar dos limites pode ser prejudicial até na hora da paquera.
Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado. E para quem nem liga para a saúde pensando: são só quatro dias, saiba que passar dos limites pode ser prejudicial até na hora da paquera.
Foto: Shutterstock

Um bom exemplo é para quem passa da conta com as bebidas alcoólicas. Altas doses de álcool combinadas com o calor podem causar desidratação, que é um risco tanto para a saúde bucal como para a geral. “A pessoa desidratada terá dificuldade até mesmo de falar e beijar, e esse desequilíbrio pode trazer como consequência o mau hálito, já que a saliva perde seus efeitos antibacterianos, prejudicando a saúde bucal”, diz o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico da Associaçãoo Brasileira de Odontologia – ABO. 

Além de o mau hálito prejudicar a conquista das gatinhas e gatinhos, o abuso do álcool também provoca manchas nos dentes, fazendo com que a lembrança do Carnaval não seja a melhor possível. “O melhor é sempre beber em pequenas doses e alternar com goles proporcionais de água”, aconselha o cirurgião-dentista. 

Quem já é folião de carteirinha sabe que as drogas inalantes – lança-perfume, éter, clorofórmio –, são presença garantida no Carnaval. Segundo Moraes, todas podem provocar perda de consciência, morte por parada cardíaca ou respiratória, queimaduras na boca, sensibilidade dentinária e maior probabilidade de problema periodontal. 

A cocaína pode ser ainda mais nociva para a saúde oral, pois pode causar erosão nos colos cervicais dos dentes, maior formação de cálculo, ressecamento da mucosa da cavidade bucal e maior incidência de descamação gengival. “O que as pessoas também não devem esquecer é de sempre hidratar os lábios, proteger-se da exposição solar, utilizando protetor labial e consumir frutas”, indica o consultor da ABO. 

Dicas

1-    Intercale a bebida alcoólica com água para evitar desidratação e mau hálito

2-    Passe protetor labial para proteger a boca dos raios solares

3-    Coma maçãs. São alimentos detergentes que limpam os dentes na falta da escova

4-    Depois de comer, caso não dê para escovar os dentes, as gomas de mascar sem açúcar disfarçam o mau hálito e neutralizam o pH da boca

5-    Não fique muito tempo sem comer. Grandes períodos de jejum são um prato cheio para o mau hálito.

Fonte: Intere
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade