Aparelho ortodôntico pode deixar os dentes moles?

Especialista explica que essa sensação é verdadeira, mas o processo é normal durante o tratamento ortodôntico

15 jun 2016
08h00
atualizado em 17/6/2016 às 11h50
  • separator
  • comentários

Quem usa ou já usou aparelho ortodôntico já sentiu, principalmente depois de uma consulta ao dentista, os dentes ficarem moles, não é? Pois saiba que isso não é apenas uma falsa impressão, não. Segundo o ortodontista e autor do blog Ortodontia Descomplicada, Alexandre Veiga Jardim, os dentes realmente ficam moles quando são forçados a saírem do lugar.

Essa combinação de desorganização do ligamento e seu alargamento causam a mobilidade dentária transitória, ou seja, sim os dentes ficam moles por um período!
Essa combinação de desorganização do ligamento e seu alargamento causam a mobilidade dentária transitória, ou seja, sim os dentes ficam moles por um período!
Foto: Draw05 / Shutterstock

Na verdade, esse processo é mais comum e transitório do que a gente pensa. As coisas funcionam mais ou menos assim: os dentes estão ligados aos ossos da boca por meio de uma membrana muito fina e flexível que funciona como um amortecedor do dente para as forças da mastigação chamado ligamento periodontal (ligamento ao redor do dente).

“Essa membrana é da espessura de uma folha de papel e é composta por fibras microscópicas e um líquido e é ela que possibilita que o aparelho ortodôntico movimente os dentes”, diz o especialista.

Dentes moles
Quando mastigamos, esse ligamento sofre pressão de até 50 quilos, mas como é sempre muito rápida (cerca de um segundo), nada acontece. “Quando ativamos o aparelho, as pressões são mais leves, mas duram dias. Isso faz com que o ligamento periodontal fique mais largo e as fibras que ligam o dente ao osso vão se remodelando para se adaptar a nova posição do dente. O osso também muda de forma ao redor do dente. Essa combinação de desorganização do ligamento e seu alargamento causam a mobilidade dentária transitória”, diz Alexandre. Ou seja, sim os dentes ficam moles por um período!

Motivo para se preocupar?
Alexandre garante que não há motivos para se preocupar. “Apesar de ficarem moles por algum tempo, após a ativação do aparelho ortodôntico os dentes voltam ao normal. Essa mobilidade pode durar alguns dias ou até a próxima consulta. Ou ainda permanecerem por um tempo após a remoção do aparelho ortodôntico, mas depois o organismo se recupera e tudo volta ao normal”, diz o dentista.

Ainda segundo o especialista, é importante diferenciar a mobilidade normal do tratamento ortodôntico do chamado "trauma oclusal", que ocorre quando um dente está sofrendo pressão mastigatória excessiva. “Neste caso a mobilidade irá perdurar enquanto o trauma estiver presente”, diz Alexandre.

Tempo de uso e de dor
Essa sensação não tem nada a ver com o tempo de uso do aparelho, muito pelo contrário, na verdade ela costuma acontecer nas primeiras semanas. “Muitos pacientes sentem esses efeitos já nas primeiras consultas, quando usamos fios ortodônticos finos. A partir do momento que o ortodontista coloca um fio mais grosso nas etapas finais do tratamento, a tendência é que a sensação de amolecimento diminua um pouco, pela estabilização do dente por parte do fio”, diz o especialista.

Já em relação a famosa dor inicial que as pessoas costumam sentir, sua duração é bem relativa. “Apesar de variar de pessoa para pessoa e de como o aparelho foi ativado, pode-se esperar que dure alguns dias. Um estudo da Inglaterra de 2008, publicado no Jornal Europeu de Ortodontia, mostrou que a dor é pior nas primeiras 24 horas após a ativação do aparelho e diminui significativamente com 3 dias, estando normal no fim da primeira semana”, diz o dentista.

No entanto, até 4 horas após a ativação do aparelho a dor é esperada. O que não pode acontecer é a pessoa sentir dor assim que o aparelho for "apertado", pois isso significa que está sendo colocada muita força sobre o dente. “Aparelho ortodôntico que faz muita força não quer dizer necessariamente mais movimentação do dente, pode na verdade ser prejudicial para o paciente. Apenas alguns gramas são suficientes”, diz Alexandre.

É possível os dentes caírem?
Pessoas com traumatismo dentário ou com problemas periodontais (problemas no osso e gengiva) são pacientes de risco na ortodontia e devem ser acompanhados de perto, pois o risco de perda de dentes pode ser piorado com o aparelho ortodôntico.

“Mas não existe a possibilidade de caírem dentes em um paciente que não apresente problemas desse tipo, é só o

ortodontista respeitar as forças compatíveis com o nosso organismo”, garante o dentista.

Agência Beta

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade