Bichectomia: conheça cirurgia que afinou o rosto das famosas

Angelina Jolie e Megan Fox já se renderam ao método que retira gordura extra das bochechas sem deixar cicatrizes

19 set 2016
08h00
  • separator
  • comentários

Se você é uma pessoa antenada no mundo das celebridades e suas tendências, você com certeza sabe o que é bichectomia. Mas se não sabe, a gente explica. Bichectomia é uma cirurgia feita nas bochechas para retirar a bola de Bichat, uma gordura que deixa o rosto mais redondo. Angelina Jolie e Megan Fox são apenas algumas das mulheres mais lindas do mundo que já recorreram a essa prática.

A ideia da cirurgia é deixar o rosto mais definido e as maçãs mais evidentes, gerando um perfil e contorno mais fino e magro da face
A ideia da cirurgia é deixar o rosto mais definido e as maçãs mais evidentes, gerando um perfil e contorno mais fino e magro da face
Foto: Instagram: @angelinajolieofficial / Divulgação

Famoso no EUA faz algum tempo, esse procedimento ficou mais popular aqui no Brasil nos últimos dois anos. “A ideia da cirurgia é deixar o rosto mais definido e as maçãs mais evidentes, gerando um perfil e contorno mais fino e magro da face. Os resultados podem efetivamente ser vistos após 4 a 6 meses, quando o edema tecidual definitivamente é reabsorvido por completo”, diz Alessandro Silva, cirurgião Buco-Maxilo-Facial.

Nem só estético
Apesar de estar sendo mais procurada por razões estéticas, a Bichectomia não é indicado somente para esse fim. “A redução da gordura da bochecha pode ter um aspecto funcional para aqueles casos em que ela existe em excesso, aumentando muito seu volume e levando a um trauma dental recorrente na região durante a alimentação, por exemplo”, diz Aline Dias, ortodontista da A Clínica Oral.

O sucesso não é para todos
A cirurgia tem sido um sucesso entre as pessoas que querem “afinar” seu rosto porque, apesar da bochecha ser um tecido que diminui pouco ao longo de processos de emagrecimento, após a retirada dessa gordura ela dificilmente se restabelece na mesma dimensão que antes, tendo um resultado muito duradouro.

Mas, como todo procedimento estético, não pode ser banalizado. Segundo Aline, não são todas as pessoas que devem realizar essa cirurgia. “Esse arredondamento da face ou um aspecto mais “quadrado” do contorno facial pode ocorrer por outros motivos, como por exemplo, pela chamada hipertrofia de masseter e, nesses casos, a bichectomia não dará o resultado esperado”, diz Aline.

Portanto, antes da sua realização é fundamental que o profissional especializado no assunto faça uma avaliação do formato do rosto, da característica óssea de seu contorno e da real possibilidade de gerar um resultado evidente e positivo na estética da face do paciente.

Cirurgia e pós-operatório
E Alessandro destaca: também não é qualquer profissional que pode fazer esse tipo de cirurgia. “Ela deve ser feita por profissionais com amplo conhecimento da região maxilofacial, sendo uma cirurgia de baixo risco, podendo ser realizada em ambiente ambulatorial”, diz o especialista.

Ainda segundo ele, apesar de cada caso ser um caso, de uma forma geral o procedimento consiste em fazer essa retirada da gordura através de um corte bem pequeno, com aproximadamente 1centímetro na parte interna da boca, e depois fechá-lo com pontos de fios absorvíveis que não deixam cicatrizes visíveis. “O procedimento dura em média 40 minutos”, diz Alessandro.

A região costuma ficar sensível e dolorida já que se trata de um procedimento cirúrgico, mas a dor é totalmente suportável e muito bem controlada com o uso de medicações próprias para esse desconforto.

O pós-operatório também é considerado bem simples, semelhante à extração de um dente do siso. “Durante pelo menos 5 dias o paciente deve ter cuidado com a alimentação que deverá ser mais pastosa e fria. A higienização da boca deve ser realizada com cuidado, mas é muito importante, pois manterá limpa a região onde foram feitos os cortes, ajudando a prevenir infecções”, diz Aline.

Além disso, é recomendado que o paciente faça compressas geladas na região do lado de fora do rosto, evite exposição ao sol e mantenha um repouso relativo, não realizando atividades físicas por cerca de 10 a 15 dias.

Agência Beta

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade