CheckUp Digital Preventivo. Você já fez o seu esse ano?

Procedimento pouco invasivo permite que problemas bucais sejam detectados no início tornando o tratamento mais barato e menos dolorido

21 jun 2016
08h00

Como já diziam nossas mães, é sempre melhor prevenir do que remediar. E no caso da saúde bucal, não é diferente. Hoje em dia sofrer com dores de dente é coisa do passado, pois as descobertas e invenções tecnológicas surgem a todo o momento para prevenir futuros problemas. E a maior novidade atualmente no mundo da odontologia é o CheckUp Digital Preventivo.  Vamos entender como ele funciona?

O CheckUp Preventivo Digital é um exame realizado por uma câmera intra-oral de alta definição capaz de aumentar em até 60 vezes o tamanho do dente
O CheckUp Preventivo Digital é um exame realizado por uma câmera intra-oral de alta definição capaz de aumentar em até 60 vezes o tamanho do dente
Foto: Valeriy Lebedev / Shutterstock

A odontologia tradicional sempre se preocupou com a doença bucal já estabelecida, ou seja, o dentista só era procurado quando o problema já existia, tornando os tratamentos sempre mais traumáticos a caros. E é exatamente por isso que esse tipo de profissional é tão relacionado com sentimentos de dor e sofrimento. Já a odontologia moderna tem como foco a prevenção e o diagnostico precoce optando por realizar intervenções no início do problema evitando futuras dores e tratamentos mais invasivos como o canal ou até a tão temida extração.

É aí que entra o CheckUp Digital Preventivo. Apesar de ser algo novo, esse procedimento é mais simples do que parece e precisa apenas de um aparelho para ser feito. “O CheckUp Preventivo Digital é um exame realizado por uma câmera intra-oral de alta definição capaz de aumentar em até 60 vezes o tamanho do dente”, explica Heliana Daher, cirurgiã-dentista especializada em Periodontia, Estética Odontológica e Halitose.

Com estas imagens bem ampliadas, o dentista tem facilidade para avaliar com precisão toda a condição bucal do paciente. “Conseguimos avaliar detalhadamente um dente, verificar o início de uma infiltração ou detectar uma cárie que ainda não poderia ser vista a olho nu, por exemplo”, diz Heliana.

Desta forma, problemas iniciais são identificados de forma precisa, o que permite intervenções pouco invasivas, rápidas, de baixo custo e sem dor ou estresse.

Resultado na hora
A CheckUp Digital ainda tem mais algumas vantagens. A primeira é que o procedimento dura menos de uma hora e o paciente pode acompanhar toda a avaliação do dentista. “Ele pode ver todas as fotos enquanto o exame é realizado em uma tela que fica na sua frente”, diz a dentista. Assim ele entende o que acontece em sua boca e pode até tirar dúvidas na hora.

Essas imagens captadas ficam armazenadas nos arquivos digitais do paciente para que o profissional possa acompanhar a evolução do tratamento. A outra vantagem é que o resultado sai na hora. “O legal é que o paciente já sai da consulta sabendo se tem desde problemas bucais simples até os mais avançados”, diz Heliana. E claro, dependendo do caso, o tratamento já começa (ou é resolvido) no mesmo dia. Vale ressaltar que exames clínicos e radiológicos também são realizados durante o CheckUp Digital

Sem contraindicação
E as informações boas não param. Não existe contra indicação para esse exame, ou seja, todo mundo está apto a fazê-lo. “É recomendado que se faça esse CheckUp a cada seis meses garantindo assim uma prevenção mais qualificada”, diz a especialista.

Em resumo, esse exame só veio para somar e dar mais um motivo para as pessoas manterem seus sorrisos sempre saudáveis e bonitos. “Ele é um exame de custo acessível, indolor e que previne futuros danos para sua saúde bucal e para seu bolso”, brinca Heliana. Afinal, como dissemos ano início dessa matéria, sai mais barato e menos dolorido prevenir sempre!

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade