Confira 8 dicas para proteger seus lábios nesse inverno

Hábitos típicos do verão como beber muita água e passar protetor labial com fator 15 devem ser mantidos com força total

14 jun 2016
08h00
  • separator
  • comentários

Com a chegada do inverno, época do ano famosa por temperaturas frias e ventos fortes, os lábios podem sofrer muito com o ressecamento. Essa desidratação causa descamação, aparecimento de fissuras, feridas e sangramento. Apesar de parecer algo banal, se negligenciada, essa situação pode favorecer infecções mais sérias causadas por fungos e bactérias. Para evitar tanto transtorno, se liga nessas  de como proteger seus lábios no inverno.

Não passe a língua nos lábios para evitar o ressecamento. A saliva realmente vai aliviar o desconforto nos primeiros momentos, mas vai piorar a situação ao longo do tempo
Não passe a língua nos lábios para evitar o ressecamento. A saliva realmente vai aliviar o desconforto nos primeiros momentos, mas vai piorar a situação ao longo do tempo
Foto: Netfalls - Remy Musser / Shutterstock


1.Beba muita água
Durante o inverno é normal ingerirmos menos água porque sentimos menos calor, mas isso colabora com a desidratação dos lábios. Por isso, se force a se hidratar mais mesmo que esteja sem sede, seus lábios vão agradecer.


2.Nada de passar a língua nos lábios
Na tentativa de umedecer os lábios e aliviar o ressecamento, é comum as pessoas passarem a língua sobre eles. “A saliva realmente vai aliviar o desconforto nos primeiros momentos, mas vai piorar a situação ao longo do tempo. Caso as fissuras permaneçam por mais de 7 dias, consulte seu dentista ou seu médico, pois o uso de medicamentos a base de antifúngicos e anti-inflamatórios pode ser necessário”, diz Celso Lemos, cirurgião-dentista especializado em Estomatologia.


3.Evite algumas comidas
Se você já apresenta um ressecamento dos lábios, evite comer comidas muito quentes, salgadas ou apimentadas, isso vai irritar ainda mais a superfície labial e piorar os sintomas.


4.Protetor labial sempre!
Hidrate seus lábios antes mesmo dos primeiros sinais de ressecamento aparecerem. “A melhor maneira de hidratar os lábios é com o uso de protetores labiais com filtro solar (os mesmo usados no verão, fator 15) a base de vaselina ou cera de abelha. Sempre que possível evite protetores labiais com cor ou fragrâncias. Passe-o a cada hora, principalmente quando o lábio estiver exposto a baixas temperaturas”, diz o especialista.


5.Evite o vento e se proteja
Sim, parece uma dica muito radical e quase impossível de ser obedecida, mas é importante. “Na medida do possível evite se expor muito tempo ao vento durante os dias mais frios. E onde a temperatura atinge zero grau com facilidade, vista roupas que cubram os lábios e abuse dos cachecóis para se proteger”, diz Celso.


6.Narinas sempre limpas
Manter as vias nasais limpas facilitam a respiração nasal e evita que você se torne um respirador bucal. “Respirar pela boca piora bastante o ressecamento labial. Para evitar que isso aconteça, pingue gotas de soro fisiológico no nariz antes de sair de casa. Caso você já esteja com as vias nasais congestionadas, se prepare, o ressecamento labial vai ser mais intenso”, diz o dentista.


7.Umidade dentro de casa
Mantenha a umidade dentro de casa entre 30 e 50%, isso vai colaborar com a hidratação da pele e dos lábios. “Para isso use aparelhos específicos ou mantenha uma bacia com água no ambiente, especialmente se estiver utilizando algum tipo de aquecimento”, diz Celso.


8.Procure um dentista
Se nenhuma das dicas acima funcionar, é melhor você procurar um especialista. “Lembre-se, feridas ou fissuras que permaneçam por mais de 15 dias devem ser examinadas pelo dentista ou médico, pois o câncer de lábio pode muitas vezes parecer um simples ressecamento”, diz Celso.

Agência Beta

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade