Dente manchado de batom pode indicar problemas na saliva

Quando a qualidade e a quantidade salivar estão dentro dos padrões é criado um filme que protege os dentes do batom

18 mai 2016
08h00

Hoje nosso papo é com você que não consegue ficar sem batom. Se algum dia a cor dele insistir em não ficar só nos lábios e começar a grudar toda hora no dente, procure um dentista, você pode estar com problemas com a qualidade da sua saliva.

Uma das funções da saliva é lubrificar a boca diminuindo o atrito dos dentes com os tecidos bucais o que gera uma sensação de conforto durante a realização das funções orais como fala, mastigação e deglutição.

Quando a quantidade e a qualidade salivar estão adequadas, os dentes até podem ter contato com os lábios, mas a saliva forma um filme protetor ao redor deles impedindo que o batom grude na sua superfície
Quando a quantidade e a qualidade salivar estão adequadas, os dentes até podem ter contato com os lábios, mas a saliva forma um filme protetor ao redor deles impedindo que o batom grude na sua superfície
Foto: javi_indy / Shutterstock

“Quando a quantidade e a qualidade salivar estão adequadas, os dentes até podem ter contato com os lábios, mas a saliva forma um filme protetor ao redor deles impedindo que o batom grude na sua superfície. Porém, se a saliva está em quantidade reduzida ou com baixa viscosidade, na hora que o batom dos lábios toca a superfície dentária acaba passando para os dentes e sinalizando que algo na saliva pode estar alterado”, diz Maria Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista, especialista em Alterações Salivares e presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

Obviamente que isso não é uma regra, pois o batom pode estar simplesmente em excesso e, por isso, acaba manchando os dentes. Mas dentes frequentemente manchados de batom são forte indício de saliva alterada e, por isso, recomenda-se que a pessoa procure ajuda profissional de um cirurgião-dentista.

Alterações salivares
Segundo a especialista, esse desequilíbrio na quantidade ou qualidade da saliva pode ser causado por hidratação inadequada (baixo consumo de líquidos), hábitos como o tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas e ingestão exagerada de cafeína, uso contínuo de alguns medicamentos como os anti-depressivos, tratamentos fortes como a quimio e a radioterapia e algumas doenças como diabetes, hepatite e Aids.

Problemas além do batom
Por ser fundamental para o bom funcionamento da boca, pois ajuda a manter a boca limpa, uma saliva alterada pode causar coisas muito mais sérias do que somente um pouco de batom nos dentes.

“Essa condição pode causar problemas bem mais sérios para a saúde bucal como mau hálito, mudanças na língua (ela pode ficar pegajosa, vermelha demais, seca, rachada entre outros), boca seca, ardência bucal, pigarro, dor de garganta, rouquidão e maior vulnerabilidade a infecções, especialmente por fungos”, diz Maria Cecília.

E não para por ai, problemas com a saliva ainda podem causar ressecamento dos lábios, feridas no canto das bocas, formação acelerada da placa bacteriana, erosão dentaria, mais tártaro, gengivite e cáries.

Outros sintomas
Mas como perceber que você está com esse problema se não tem o costume de usar batom? “Alterações salivares também causam sede frequente, dificuldade e cansaço ao falar, sensação de paladar alterado ou boca amarga, dificuldade para se alimentar, entre outros”, diz a especialista.

No entanto, reverter o problema não é tão difícil, basta corrigir os hábitos errados bebendo bastante água (cerca de 35 ml por kg de peso corporal), eliminando certos vícios como fumo, álcool e cafeína, substituindo alguns remédios e até estimulando a salivação através de agentes gustativos (ingerindo suco de limão), agentes mecânicos (mascando chicletes sem açúcar), agentes medicamentosos (usando remédios próprios para esse fim), agentes físicos (apelando para tratamentos como a laserterapia ou TENS) ou ainda fazendo acupuntura.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade