Desnutrição deixa pessoa mais suscetível a cárie e gengivite

Com o organismo fragilizado, doenças bucais causadas por bactérias, vírus e fungos podem fazer a festa na boca de quem se alimenta mal

24 mai 2016
08h00

Apesar de já estarmos em 2016, a desnutrição ainda é um grande problema mundial, pois reduz a produção de anticorpos e outras substâncias de defesa fazendo o organismo diminuir a resistência à infecção. E esse efeito serve para todas as partes do corpo, inclusive a boca. Uma pessoa desnutrida pode apresentar atraso no nascimento dental, má formação estrutural no esmalte e alterações na saliva, ficando ainda mais suscetível à problemas gengivais e cárie.

Os nutrientes necessários para um sorriso bonito e saudável são o cálcio, fosfato, as vitaminas A, C, D e o balanço protéico-energético
Os nutrientes necessários para um sorriso bonito e saudável são o cálcio, fosfato, as vitaminas A, C, D e o balanço protéico-energético
Foto: Syda Productions / Shutterstock

Para começarmos a enteder tudo isso é importante saber que quando uma pessoa está desnutrida, supõe-se que a dieta dele é basicamente composta por carboidratos (bolacha, pão, arroz e batata), um ingrediente perigoso para a saúde bucal. “Se pensarmos na prevenção da cáries, temos que reduzir a frequência e quantidade de ingestão de alimentos cariogênicos, acima de tudo, de carboidratos refinados, ou seja, açúcares e doces”, diz Tátila Lima Oliveira, nutricionista e doutoranda no programa Saúde da Criança e do Adolescente da Unicamp.

Além disso, esse enfraquecimento do organismo acaba impedindo a resposta correta do organismo a infecções microbianas, incluindo infecções bacterianas que causam periodontite e outros problemas bucais, deixando a boca totalmente vulnerável à esses microoganismos.

“A desnutrição aumenta a frequencia, a intensidade e a duração das infecções, formando um ciclo vicioso que agrava a saúde do indivíduo. As infecções repetidas deixam o organismo ainda mais debilitado e suscetível a outras infecções, estas aumentam a necessidade nutricional do indivíduo e seu gasto de energia que se não forem supridas com alimentação o deixa ainda mais desnutrido e assim por diante”, diz a nutricionista.

Com a resisitência fraca e o caminho livre para as bactérias, fungos e vírus, até doenças como herpes e candidíase se tornam mais comuns em pessoas desnutridas.

Dentes e os nutrientes
Uma boa nutrição é importante para todos os sistemas do nosso corpo, e com a saúde da boca não é diferente. Os nutrientes necessários para um sorriso bonito e saudável são o cálcio, fosfato, as vitaminas A, C, D e o balanço protéico-energético.

“A vitamina A é responsável pela manutenção da integridade dos tecidos da boca. A vitamina D interfere diretamente na calcificação dentária. A vitamina C é essencial para a função e manutenção da substância intercelular e do colágeno. O fósforo dá maior solidez à estrutura dentária e os lipídios e carboidratos garantem a energia necessária para formação dental. A restrição desses componentes pode levar ao aparecimento de falhas no esmalte dental”, diz a nutricionista.

Segundo alguns estudos, as deficiências nutricionais no período de formação dentária causam defeitos na estrutura do dente, podendo alterar sua forma e modificar a quantidade e a qualidade da saliva, deixando toda a área mais suscetível à formação da cárie dentária.

Dieta equilibrada
Por isso, é extremamente importante ter uma alimentação equilibrada para manter o organismo forte e os dentes protegidos que problemas bucais. Mas o que não pode faltar na minha dieta? Tátila responde:

“Leite, queijos e vegetais verdes são fontes de cálcio. Carne, peixes e ovos são ricos em fósforo. Ativamos nossa produção de vitamina D ao expor a pele no sol e comendo cogumelos e gema de ovo. Fígado e frutos alaranjados são ricos em vitamina A e a C é encontrada em frutas cítricas, caju, goiaba, morango, acerola, mamão, brócolis, repolho, couve, etc  Em síntese, quanto mais colorida for esta alimentação maior a chance de uma oferta variada de nutrientes”, diz Tátila.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade