Período fértil pode ser detectado pela saliva. Saiba como!

Teste vendido em farmácias vem com microscópio que analisa a saliva e indica qual é o melhor momento para tentar engravidar

19 ago 2016
08h00
  • separator
  • comentários

Quem está querendo engravidar conhece bem os testes de fertilidade, principalmente aqueles que costumam ser vendidos em farmácias e precisam da urina para apresentar resultados. Bem menos conhecidos, e até uma surpresa para muitas pessoas, são os testes de fertilidade feitos a partir da saliva. Esse método menos comum para saber quando é a hora certa de tentar engravidar promete ser tão eficiente quanto os outros e também pode ser encontrado em farmácias.

A grande vantagem desse método é que ele pode ser feito todos os dias, o que ajuda muito a identificar o período fértil em mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo
A grande vantagem desse método é que ele pode ser feito todos os dias, o que ajuda muito a identificar o período fértil em mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo
Foto: otnaydur / Shutterstock

Mas como é possível detectar o período fértil com a saliva? Bem, toda mulher que entra no período da ovulação tem um aumento significativo do estrogênio e do hormônio luteinizante, que acabam por estimular a produção da enzima mucina e do sódio no organismo.

“Com a proximidade do dia mais fértil, a quantidade deste sal corporal aumenta. Ele, por sua vez, pode ser identificado na saliva seca, onde visualizamos a formação de cristais em formatos que lembram folhas de samambaia e que só podem ser observadas com uma lente especial”, diz Cláudia Gobor, cirurgiã-dentista capacitada em Alterações Salivares.

Microscópio de brinquedo
Apesar de ser tão eficiente quanto o que usa a urina, esse método apresenta algumas complicações quanto a sua execução e análise. Para ser realizado, por exemplo, é fundamental que a pessoa tenha um microscópio em casa, mas não precisa ser nada profissional, um de brinquedo serve.

“Para examinar a lâmina é necessário um aumento de pelo menos 100 vezes o tamanho das imagens, por isso alguns testes já fornecem no kit um mini microscópio para visualização. Mas isto pode ser resolvido também com um microscópio de brinquedo, o que muitas vezes nos fornece até uma visualização melhor do que o aparelho fornecido pelo fabricante do teste, que acaba encarecendo um pouco o método”, diz a especialista.

Com os devidos instrumentos nas mãos, a saliva deve ser coletada após a pessoa ficar duas horas sem comer, beber ou fumar. Depois, ela precisa ser colocada em uma lâmina seca e muito bem higienizada. “Quanto mais cristais forem obervados na lâmina seca, mais próxima do seu período fértil a mulher estará”, diz a especialista.

Cuidados básicos
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que nada atrapalhe o procedimento e claro, os resultados. “É necessário lavar bem as mãos e também a lâmina. Deve-se também, após a coleta da saliva, estourar as bolhas que possam estar presentes e esperar a saliva secar para que se possa observar a formação dos cristais, o que leva cerca de duas horas”, diz Cláudia.

Sempre testando
A grande vantagem desse método é que ele pode ser feito todos os dias, o que ajuda muito a identificar o período fértil em mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo. “Outra vantagem é que é um investimento único e se deixado de usar ainda continuará com validade extensa, e o aparelho fornecido pode ser revendido, desde que esteja em bom estado”, diz Cláudia.
.
Preço alto
O que mais pode espantar as pessoas é seu preço. Ainda uma novidade no mercado, o teste disponível hoje no Brasil é importado e vendido em algumas farmácias por um valor um pouco salgado que pode chegar a 200 reais.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade