Russo ganha dentes depois de 70 anos banguela

Dentista do ex assistente de palco da Xuxa conta como mudou o sorriso do banguela mais famoso do país

25 ago 2015
08h00
atualizado às 12h45

Russo, o banguela mais famoso da TV, ficou conhecido por ser assistente de palco em programas do Chacrinha e da Xuxa. Após 70 anos sem os dentes, ele recebeu uma prótese total parafusada sobre implantes. “A grande vantagem deste tratamento é a possibilidade de instalação da prótese total na mesma semana em que os implantes foram instalados”, diz o cirurgião-dentista, Francisco de Oliveira Castro, diretor clínico da Vital Implantes. 

Segundo o especialista, o que define o tratamento que pode ser feito é a situação óssea de cada arcada identificada nos exames. “No caso do Russo foram 70 anos sem os dentes, que ele perdeu aos 14 anos. Existe toda uma adequação da musculatura da face, dos movimentos da fala e é preciso aguardar que a cirurgia cicatrize para que ele possa introduzir alimentos mais sólidos na alimentação”, diz. 

A vida sem dentes só permitia que Russo tivesse uma alimentação líquida e pastosa
A vida sem dentes só permitia que Russo tivesse uma alimentação líquida e pastosa
Foto: Facebook / Reprodução

Francisco conta que Russo está tendo o suporte e orientação da clínica nesse processo. “Mas ele tinha tanta vontade de ter dentes que sua adaptação está sendo muito positiva e rápida”, conta o dentista. 

Uma vida sem dentes
Os dentes são essenciais para várias funções no organismo humano. Tanto que começam a nascer muito cedo nos bebês. Sem eles não é possível processar os alimentos corretamente e, como no caso do Russo, é precisa adotar uma alimentação mais pastosa ou líquida, afetando diretamente o sistema digestivo. 

“A ausência dos dentes também interfere diretamente na maneira como você exercita a musculatura bucal e facial e, consequentemente, na pronúncia das palavras. Foi visível como o Russo melhorou a dicção imediatamente após o implante, mesmo estando recém-operado e tendo que se adaptar a algo que ele não tinha há décadas na boca”, afirma Francisco.

Russo colocou um implante dentário e agora poderá sorrir mais e comer o que quiser
Russo colocou um implante dentário e agora poderá sorrir mais e comer o que quiser
Foto: Gian Lana / Divulgação

Além disso, há a questão estética. “Se você observar, ele parece mais jovem agora. Antes, a ausência dos dentes deixava sua boca com aspecto murcho pelo excesso de pele e a falta de base para ela. Agora, o espaço foi devidamente preenchido e ele ficou com a pele mais lisa e um rosto visivelmente rejuvenescido. E, claro, pode sorrir com dentes saudáveis, o que causa um impacto muito positivo nas pessoas e no dia-a-dia dele”.

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade