Seis motivos para optar pela restauração de porcelana

Na hora de arrumar um dente leve em consideração fatores como durabilidade, resistência, brilho e estabilidade de cor

10 jul 2015
09h00

Existe solução para dentes quebrados ou manchados. A mais famosa é a restauração de porcelana, mais estética e que costuma ser usada para alterar forma, tamanho e cor dos dentes. Veja sete motivos para optar por elas, que também são conhecidas como facetas, e são uma das opções mais pedidas nos consultórios odontológicos.

Durabilidade, resistência, brilho e semelhança com dente naturais fazem da porcelana o queridinho quando o assunto é restauração
Durabilidade, resistência, brilho e semelhança com dente naturais fazem da porcelana o queridinho quando o assunto é restauração
Foto: kurhan / Shutterstock

Maior resistência às manchas
As restaurações de porcelana não se desgastam facilmente e são mais fáceis de serem higienizadas. “No caso das resinas compostas, a escovação diária pode causar micro lesões na sua superfície, facilitando a adesão de restos de alimentos ou pigmentos que mancham os dentes, como café, vinho ou cigarro. O mesmo não acontece nas de porcelana”, diz Luerte Dantas Marin, cirurgião-dentista. 

Maior estabilidade de cor
Justamente por não sofrerem tanto desgaste e terem esse poder de resistir às manchas, elas conseguem manter sua cor e sua aparência natural por muito mais tempo. Aliás, esse é outro benefício das restaurações de porcelana, elas são a versão mais similar ao dente natural que a tecnologia já conseguiu criar nesse segmento. 

Maior durabilidade
Estudos mostram que o sucesso das facetas de porcelanas é de 98,8% nos primeiros seis anos, 93% em onze anos e 91% em até treze anos, enquanto as resinas compostas costumam durar de três a dez anos. 

Mas isso vai depender dos cuidados que a pessoa terá com o material. “Fumar, ingerir bebidas e alimentos com alto grau de pigmentação ou acidez com frequência são hábitos que podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas de porcelana”, diz o especialista. 

Maior brilho e translucidez 
O brilho superficial de uma faceta de porcelana também não é perdido com facilidade. “As resinas compostas precisam, de tempos em tempos, de uma espécie de polimento da sua superfície para que ela recupere seu brilho, as de porcelana não. Além disso, as de porcelana trabalham bem melhor a reflexão e a transmissão da luz”, diz Luerte.  

Resistência
“Com a introdução de materiais reforçados e a evolução da técnica de colagem, que agora acimenta a faceta ao dente, a porcelana acaba sendo bem mais resistente às forças mecânicas e mastigação do que as resinas compostas que são mais frágeis e se descolam com mais facilidade”, diz o especialista. 

É o material mais procurado pelas celebridades
Não tem propaganda melhor de um produto do que saber que ele é o mais pedido e o mais usado pelas estrelas aqui do Brasil e de Hollywood. Flávia Alessandra, Ronaldinho Gaúcho, o cantor Belo, Cristiano Ronaldo e Xuxa são algumas das celebridades que se renderam as facetas de porcelana para melhorar seus sorrisos. E o resultado está aí, lindo, para quem quiser ver.

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade