Carvão ativado funciona?

A receita popular para dentes brancos não é nada recomendável.

1 mar 2017
08h00
  • separator
  • comentários

O desejo por dentes mais brancos faz com que as pessoas busquem receitas para clareamento fora do consultório odontológico. Por isso, vez ou outra aparece um novo ingrediente que promete milagres e pode ser comprado no supermercado.

Com o carvão ativado não foi diferente. A substância é frequentemente divulgada como um prático e eficaz clareador dental. Nas redes sociais muitos sugerem que seja usada para escovar os dentes.

O carvão ativado é obtido através da queima controlada de madeira, ossos bovinos e restos de cortiça. Ele material é muito utilizado em filtros de ar. Além disso, seu uso é recomendado após a ingestão de substâncias tóxicas e para remoção de mau cheiro na geladeira.

Será que funciona como branqueador de dentes? O carvão ativado é duro, de coloração preta e formado por pequenas pedrinhas de carbono. Seu efeito altamente abrasivo pode danificar permanentemente o esmalte dental.

Não há comprovação científica de que o carvão ativado possa clarear os dentes. A Associação Brasileira de Odontologia repudia o uso da substância para esse fim.
Não há comprovação científica de que o carvão ativado possa clarear os dentes. A Associação Brasileira de Odontologia repudia o uso da substância para esse fim.
Foto: Trexdigital / Shutterstock

O que acontece - e que até pode iludir o indivíduo em um primeiro momento - é que o efeito corrosivo do carvão gera a remoção da camada superficial dos dentes. E isso não é nada saudável para a dentição, pois em longo prazo os dentes se tornam frágeis e quebradiços.

Continue com a higienização convencional: creme dental + fio dental. Caso queira dentes mais brancos, converse com um dentista profissional.

FF

compartilhe

publicidade
publicidade