Você sabe o que é Bleachorexia?

A obsessão pela estética chegou ao universo odontológico e isso pode causar problemas.

24 fev 2017
08h00
atualizado em 19/7/2017 às 18h13
  • separator
  • comentários

A busca incessante pela perfeição física cria cada vez mais distúrbios psicológicos. Quanto a aparência dos dentes não seria diferente. A facilidade de acesso a clareadores dentais e a obsessão em conseguir um sorriso “de cinema” leva muitos ao vício pelo clareamento dentário.

Nos Estados Unidos o distúrbio recebeu o nome de Bleachorexia, um termo em inglês que caracteriza aqueles que têm desejo compulsório de clarear os dentes. Uma pessoa que sofre dessa síndrome nunca está satisfeita com o tom de sua dentição e isso pode gerar problemas físicos.

Clareadores dentais químicos podem causar alergias na gengiva, enfraquecer os dentes, deixá-los sensíveis e até mais escuros. Em casos mais graves o esmalte e a interior dos dentes são permanentemente danificados. Por isso recomenda-se que o clareamento seja realizado e/ou acompanhado por um profissional de odontologia que, por sua vez, também tem o papel de alertar o paciente quanto aos excessos e suas consequências.

A Bleachorexia é considerada um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).
A Bleachorexia é considerada um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).
Foto: bezikus / Shutterstock.com

Além do dentista, quem demonstra sintomas de Bleachorexia deve procurar a ajuda de um psicólogo. Isso porque, assim como a anorexia, essa síndrome distorce a visão estética que o indivíduo tem de si mesmo e descarreta uma série de atos irracionais em sua caçada compulsória pela perfeição.

FF

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade