Mito ou verdade: antibiótico faz mal para os dentes?

Apesar dessa crença ser muito popular, não é bem assim

17 abr 2017
08h00
  • separator
  • comentários

Você já deve ter ouvido falarem por aí que o uso de antibióticos pode estragar os dentes.

Foto: Andrey_Popov / Shutterstock.com

Na realidade, há apenas um tipo de antibiótico com efeitos colaterais que comprometem a estética dental: a tetraciclina. Ela é capaz de danificar o esmalte dentário enfraquecer, manchar e até mesmo alterar a cor dos dentes para um tom acinzentado.  Mas pode ficar despreocupado: todos esses efeitos colaterais representam um risco apenas enquanto o dente está em formação, ou seja, entre o quarto mês de vida intrauterina até aproximadamente os sete anos de idade.

Indicados em casos de infecções, os antibióticos também são utilizados após procedimentos cirúrgicos para prevenir possíveis complicações. Por conhecerem as desvantagens do uso da tetraciclina em crianças, a maior parte dos médicos atuais prescreve outros tipos de drogas com o mesmo efeito, evitando o uso infantil.

É importante ressaltar que, apesar dos efeitos indesejados, esse medicamento não altera a estrutura dental nem está relacionado a outros problemas bucais, como a cárie.

FF

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade