Hábito de chupar gelo pode detonar o seu dente

Essa mania pode causar trincas no esmalte ou até mesmo grandes fraturas dentais

7 jul 2016
08h00
  • separator
  • comentários

Nos dias atuais é possível encontrar pessoas com muitas manias como roer unhas, balançar as pernas, morder o lábio e chupar gelo. Sim, chupar ou mastigar gelo é mais comum do que você pensa e pode ser um verdadeiro perigo para a saúde bucal podendo trincar o esmalte ou até quebrar o dente.

Podemos exercer uma força de até 350 kg na tentativa de triturar um alimento duro ou durante o bruxismo (hábito de ranger de dentes)
Podemos exercer uma força de até 350 kg na tentativa de triturar um alimento duro ou durante o bruxismo (hábito de ranger de dentes)
Foto: coka / Shutterstock

Mas por que chupar ou morder o gelo é um problema para os dentes se estes existem justamente para mastigar os alimentos? “Bom, para começar gelo não é alimento. É apenas água congelada que usamos normalmente para resfriar alguma bebida. Sendo assim, não há motivos para mastigar algo que não seja nutritivo”, diz Karyne Magalhães, cirurgiã-dentista especializada em Laserterapia e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO).

Esse desejo por comer coisas que não dão prazer pelo paladar recebe o nome de Transtorno de Pica e é considerado uma patologia.

Além disso, continua a especialista, essa mania pode ser muito perigosa para a saúde bucal. “Mastigar gelo por hábito desgasta os dentes podendo causar trincas no esmalte ou até mesmo grandes fraturas dentais. Para se ter um ideia podemos exercer uma força de até 350 kg na tentativa de triturar um alimento duro ou durante o bruxismo (hábito de ranger de dentes)”, diz a especialista.

O mesmo acontece com outros hábitos similares como o de roer unhas, canetas, grampos ou mastigar palitos de dente. “Fazendo isso, estaremos somando o desgaste fisiológico com o desgaste patológico, reduzindo desta forma a função dos nossos dentes e comprometendo a estética bucal”, diz Karyne.

Motivos sérios
Segundo a especialista, chupar gelo esporadicamente não é um problema. No caso de algumas doenças bucais os profissionais até recomendam chupá-lo para aliviar lesões, gerando mais conforto, redução da dor, melhorando a umidade e hidratação bucal. Mas se o hábito persistir por mais de um mês, ele pode ser considerado um problema.

“A Pagofagia (hábito de comer gelo) pode ter início em qualquer fase da vida e costuma estar relacionada a algum transtorno mental ou deficiências nutricionais, como a anemia”, diz a especialista.

Maria Adelaide, de 50 anos, sofreu algum tempo com esse hábito sem saber por que ele começou e só foi descobrir quando precisou fazer alguns exames. ”Ao me preparar para uma cirurgia tive que fazer alguns exames pré-operatórios e descobri que estava com uma anemia profunda por falta de ferro. Daí os médicos me explicaram que a mania de chupar gelo vinha dessa deficiência. Assim que tratei o problema, o hábito sumiu”, diz a dona de casa.

Assim, o ideal é que a pessoa procure atendimento médico para realização do hemograma caso o hábito se torne corriqueiro e sem controle.

Outros hábitos perigosos
Mas não é só chupar ou morder gelo que pode prejudicar a saúde bucal, outras manias que desenvolvemos diariamente sem perceber também podem causar os mesmos danos. “Apertar ou ranger os dentes (bruxismo), cortar embalagens com os dentes, segurar objetos com os dentes ou bater neles são hábitos que podem fraturar ou "agilizar" os desgastes dentais”, diz Karyne.

E a lista não para por aí. Escovar os dentes com carvão, cremes dentais abrasivos, bicarbonato, escovas duras ou qualquer uma dessas "modinhas" que aparecem prometendo dentes mais brancos também causam abrasão dental podendo levar à perda do esmalte e sensibilidade.

“O consumo excessivo de bebidas ácidas também pode causar erosões gerando perda de estrutura e sensibilidade dental. Até o simples hábito de tomar sopa quente e depois chupar gelo pode trincar o esmalte dental, por isso, cuidado com seus hábitos!”, diz Karyne.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade