Com ajuda do celular, software cria sorriso personalizado

Custando em média mil reais, o Digital Smile Design permite que o paciente seja co-autor do seu próprio sorriso

2 dez 2016
08h00
atualizado em 5/12/2016 às 19h54

Já pensou se você pudesse criar um sorriso perfeito para você? Esse sonho já é realidade. O Digital Smile Design tem como objetivo desenvolver um novo sorriso em harmonia com o rosto e personalidade do paciente, usando um conceito mais emocional e artístico para melhorar a qualidade de vida e a autoestima das pessoas de maneira mais precisa e rápida.

O Digital Smile Design é um software de computador usado por profissionais em clínicas odontológicas que ajuda a criar o sorriso dos sonhos de pessoas que por alguma razão não têm os dentes que gostariam.

O DSD não é apenas um software, um vídeo, fotos ou desenhos, trata-se de uma filosofia de trabalho em nível emocional, que conecta as pessoas através da comunicação visual, atendimento real e emoções
O DSD não é apenas um software, um vídeo, fotos ou desenhos, trata-se de uma filosofia de trabalho em nível emocional, que conecta as pessoas através da comunicação visual, atendimento real e emoções
Foto: Digital Smile Design / Divulgação

“De forma bem resumida, você pode filmar e fotografar a face do paciente com seu próprio celular, “jogar” esse vídeo no computador e começar a projeto de sorriso”, diz Christian Coachman, cirurgião-dentista da Well Clinic e criador do Digital Smile Design (DSD).

A partir daí, a criação do sorriso é feita digitalmente através da análise de fotos, vídeos e tomografias dimensionais de toda a boca da pessoa utilizando softwares 3D que simulam os resultados e mostram ao paciente quais modificações serão feitas em seu sorriso podendo ser, ou não, aprovadas por ele. Dessa forma, os resultados obtidos acabam sendo mais precisos e mais rápidos.

Nessa análise tudo é observado minuciosamente desde proporções faciais dentárias até a relação entre dentes, gengivas e lábios. Além disso, a apresentação digital é clara, atraente e compreensível para o paciente.

“É importante ressaltar que o DSD não é apenas um software, um vídeo, fotos ou desenhos. Trata-se de uma filosofia de trabalho em nível emocional, que conecta as pessoas através da comunicação visual, atendimento real e emoções”, diz o criador.

Participação total do paciente
Para Christian, permitir que o paciente participe desse processo é a grande sacada dessa nova técnica. “A maior vantagem de todas é a interação do paciente como co-autor do seu próprio sorriso. Ele participa ativamente do processo, podendo “criar” o seu sorriso de acordo com sua preferência, é algo totalmente personalizado”, diz o especialista.

Depois de analisado, testado e aprovado (por paciente e profissional), o projeto digital do sorriso passa para uma equipe, composta por dentista e designers de sorrisos, que irão decidir quais são os melhores materiais, técnicas e procedimentos para viabilizar, de fato, o sorriso dos sonhos.

Essa parceria paciente + equipe envolvida no projeto é fundamental para o sucesso do tratamento. “O segredo é saber ouvir e ao mesmo tempo guiar. Isto também depende do paciente, pessoas mais visuais têm mais facilidade e geralmente dão mais opiniões, outros preferem que o profissional mostre o caminho. Independente do processo, o importante é o paciente se sentir seguro e perceber que estamos ali para servi-lo”, diz o especialista.

Preços e dados pelo mundo
Essa tecnologia virou uma febre e hoje já são mais de 20 mil profissionais adeptos ao DSD, que está atualmente em mais de 150 clínicas pelo mundo, sendo essas instaladas em 5 continentes, 55 países e 160 cidades, totalizando mais de 2 milhões de sorrisos “criados” pelo mundo afora.

Se interessou? O preço para ter um sorriso personalizado está na média dos mil reais, dependendo da clínica, do país e principalmente do problema do paciente.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade