0

Síndrome rara faz com que homem fique bêbado sempre que come

9 out 2013
16h23
atualizado às 16h23
  • separator
  • comentários

Imagine ficar bêbado sem saber que está? Por duas décadas, assim foi a vida de Matthew Hogg, 34 anos, que possui uma condição rara que faz com que os alimentos ingeridos por ele se transformem em álcool no organismo – ou seja, basta comer para ficar bêbado. A anomalia seria comparada a uma "fábrica de álcool humana", já que toda vez que Matthew se alimenta, ocorre um super-aumento da fermentação em seu intestino delgado, que produz etanol puro para ser absorvido diretamente pela corrente sanguínea.  

Matthew não soube do diagnóstico por 20 anos, o que significa que passou a maior parte dos seus anos escolares bêbado, devido à doença. “Se eu comer uma porção de arroz eu provavelmente vou sofrer de uma ressaca como se eu tivesse ingerido três garrafas de vinho tinto”, conta. A força do álcool produzido pelo seu corpo é tão poderosa que ele sofre uma ressaca todas as manhãs.

Ele acrescenta ainda que sentiu os sintomas durante toda a infância, e possivelmente desde o nascimento, e diz que sempre foi uma criança tímida e quieta, mas com muitos amigos. “Mas tinha vezes que eu agia como se estivesse bêbado, dizendo coisas horríveis para as pessoas, chateando-as e causando problemas”, relembra.

O homem consultou especialistas de Londres e do México e sua família gastou cerca de 50 mil libras para tentar diagnosticar sua condição. Eventualmente, testes mostravam que o alto nível de etanol poderia estar ligado a um supercrescimento bacteriano em seu intestino delgado. “Eu finalmente reconheci que sofria da síndrome todos estes anos depois de ler em um livro sobre um japonês que foi preso por beber e dirigir, embora tenha insistido que estava sóbrio”. Agora, Matthew segue uma dieta restritiva para tentar administrar a condição. Com isso, não está apto a comer os alimentos mais comuns. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/bebida-alcoolica/" data-cke-993-href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/bebida-alcoolica/">Bebida alcoólica</a>

 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/calculadora-do-alcool/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/calculadora-do-alcool/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade