PUBLICIDADE

Universidade americana descobre novas pistas sobre como zika atinge feto

18 ago 2016 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriu novos indícios sobre o modo como o vírus da zika em uma gestante passa a barreira materno-fetal e chega ao embrião, o que explicaria o desenvolvimento da microcefalia no bebê.

O estudo, publicado nesta quinta-feira na revista especializada "JCI Journals", pode abrir novas vias para prevenir o contágio da zika ao feto, o que evitaria que este desenvolvesse microcefalia ou as outras doenças neurológicas provocadas vírus.

O epidemiologista Erol Fikrig e seus colegas de Yale examinaram para o estudo a infecção de diferentes tipos de célula da placenta pelo vírus da zika, entre elas os citotrofoblastos (que são células-tronco), os macrófagos placentários (do sistema imunológico) e os fibroblastos (do tecido cognitivo).

Essas células, presentes na placenta, que protege o feto de elementos prejudiciais, foram isoladas a partir de tecido da placenta de gestações normais e foram infectadas em cultivos com zika, segundo os pesquisadores. A maioria dos fibroblastos e de 10% a 15% dos macrófagos placentários resultaram infectadas e posteriormente disseminaram em vírus.

"Estas células específicas da placenta poderiam servir de depósito para a produção do vírus da zika dentro do compartimento fetal", afirmou em comunicado Kellie Ann Jurado, uma das integrantes da equipe.

Os pesquisadores acreditam que o estudo mostra a necessidade de novos estudos para determinar a contribuição destas células na transmissão materno-fetal da zika. Segundo Kellie, conhecer as possíveis rotas da geração do vírus e sua transmissão através da placenta seria fundamental para identificar estratégias preventivas contra o vírus.

De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mais de 50 países e territórios sofrem com a epidemia da zika atualmente, a maioria na América Latina e no Caribe.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade