PUBLICIDADE

Usar muito fone de ouvido pode levar a doenças graves

23 jan 2009 - 10h08
Compartilhar

Seja por estresse ou por simples passatempo, ouvir música ainda é uma das melhores formas de relaxar no ônibus lotado, correndo no parque, ou na sala de espera do dentista - sem contar que é fácil, basta colocar os fones de ouvido e curtir as suas baladas preferidas. Infelizmente, esse hábito pode levar a infecções graves que podem ficar concentradas no ouvido ou até mesmo atingir a corrente sangüínea.

É preciso cuidado também na hora de emprestar o acessório
É preciso cuidado também na hora de emprestar o acessório
Foto: Getty Images

» Chat: tecle sobre o assunto

Não se trata de uma doença específica ou de um vírus novo. De acordo com o site do jornal Daily Mail, testes realizados por pesquisadores da Kasturba Medical College, na Índia, teriam apontado que o simples uso contínuo dos fones de ouvido (daqueles pequenos, que colocamos dentro da orelha) poderia aumentar as chances de proliferação de bactérias como estafilococos, que podem desencadear diversos problemas.

O site afirma que pessoas que ouvem música com fones têm muito mais chance de contrair microorganismos nocivos à saúde do que as pessoas que não têm esse hábito. A regra vale também para quem é adepto da prática de emprestar e pegar emprestado o acessório: o conselho é limpar o fone antes e depois do empréstimo.

A explicação seria a de que o fone torna o ouvido mais quente e úmido, criando um ambiente propício para a reprodução desses microrganismos, e aumentando o risco de pequenos cortes. Dessa forma, seria mais fácil para as bactérias penetrarem na corrente sangüínea.

Como se tudo isso não bastasse, outros estudos já divulgados afirmam que esses acessórios podem transmitir piolhos, ao mesmo tempo em que são capazes de provocar a surdez se forem usados para ouvir música em alto volume por muito tempo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade