0

Marcio Atalla conta detalhes de dietas de famosos

Segredo do especialista do programa Medida Certa, e que acaba de lançar um livro, é fugir de alimentação restritiva para manter a dieta ideal

29 jan 2015
13h27
atualizado às 14h56
  • separator
  • comentários

Dieta, dieta, dieta. Quem quer perder peso não para de apostar nos mais variados tipos dela, mas nem sempre o resultado é garantido e permanente. Junto com Desire Coelho, Marcio Atalla, com mais de 20 anos de experiência em saúde e fitness e que ajudou famosos a emagrecer no quadro Medida Certa, do Fantástico, lança o livro A Dieta Ideal - Sem M itos , Sem Milagres, Sem Terrorismo (Editora Paralela - R$ 29,90) para apontar os maiores desafios do emagrecimento e como vencê-los em sete passos, de maneira equilibrada e saudável, sem culpa e restrições.

Foto: Divulgação

Em entrevista exclusiva ao Terra , Marcio, formado em educação física e com pós-graduação em nutrição, falou sobre a dieta ideal. Se pensa que é uma muito difícil de colocar em prática, está completamente enganado. “É aquela que você faz sem perceber que está fazendo”, segundo ele. O especialista ainda revelou detalhes dos planos de alimentação e atividade física da cantora Wanessa e do humorista Fábio Porchat. Confira:

Terra - O livro A Dieta Ideal fala sobre os maiores desafios para perder peso. Quais são esses desafios e como enfrentá-los?
Marcio Atalla -
O maior desafio que enfrenta é restringir muito a alimentação. Mas dietas restritivas não funcionam, o corpo cria mecanismo de defesa, o metabolismo fica mais lento. As dicas mais importantes são ingerir mais fibras, manter o corpo hidratado, diminuir gorduras, mas o maior desafio vai ser encontrar o balanço calórico. O livro sugere seguir sete passos: faça as pazes com o seu corpo; exercite-se; siga seus instintos: juntando a fome com a vontade de comer; alimentação deve ser uma fonte de prazer, não de culpa; coma simples; não desconte suas emoções na comida (o.k., só de vez em quando!); e assuma o controle e aprecie suas conquistas.

Terra - Afinal, qual é a dieta ideal?
Marcio Atalla - É a dieta da vovó. Você pode comer de tudo em pequenas quantidades, aquela que você faz sem perceber que está fazendo.

O novo livro de Marcio Atalla
O novo livro de Marcio Atalla
Foto: Divulgação

Terra - Quais são os perigos das “dietas milagrosas”?
Marcio Atalla - A restrição é o maior problema. Longos períodos com deficiências de nutrientes fazem com que o corpo não execute diversas tarefas. Então, quando se restringe um tipo de nutriente, algumas funções acabam pagando o preço.

Terra - Das dietas mais comentadas e famosas, quais são as melhores e as piores, na sua opinião?

Marcio Atalla - Algumas dietas são mais adequadas, como a dos pontos. Embora a pessoa fique muito obcecada para saber quantos pontos vale cada alimento, funciona muito bem, leva a um consumo de todos nutrientes, privilegiando os mais importantes. Dietas vegetarianas bem orientadas são bastante saudáveis. As dietas não-indicadas são as que estabelecem uma relação ruim com alimento, como a Dukan, da proteína, a que tira o glúten. Sempre que elege um alimento ou macronutriente como vilão, pode ter certeza que não vai para o lugar correto. Fique alerta com dietas que restringem ou com nome de uma pessoa.

Terra - Você propõe o “Programa de Três Meses”, em que a pessoa se adapta a um estilo de vida mais saudável nesse período. Como se conquista um estilo de vida mais saudável em tão pouco tempo?
Marcio Atalla - Para o nosso cérebro reconhecer alguma coisa como padrão, tem que executar aquilo, em média, 66 vezes. Aí começa a se tornar um hábito. O estilo de vida tem relação direta com a saúde. O programa é muito individualizado, tem que entender e levar em conta a realidade da pessoa. Não existe um programa básico, porque, por exemplo, a pessoa não tem tempo de praticar atividade, então pedimos que caminhe mais, suba a escada, tente ir alterando o estilo de maneira que possa dar continuidade. A melhor programação é a que é possível de ser realizada.

Terra - Para quem não tem tempo de praticar atividade física, como manter o corpo em movimento?
Marcio Atalla - A proposta é acumular movimento. Se voltarmos para a década de 80, havia menos pessoas acima do peso e não se ia para a academia. É possível acrescentar pequenas caminhadas durante o dia. Em vez de ter água na mesa do trabalho, suba dois andares para buscá-la e beber. Dois estudos compararam a atividade física programada, a de academia, com a não-programada, a dos movimentos do dia a dia, e os resultados são iguais para a saúde. A pessoa pode durante a semana investir em mais atividade não-programada e, no fim de semana, com mais tempo livre, em uma programada.

Desire Coelho e Marcio Atalla
Desire Coelho e Marcio Atalla
Foto: Divulgação

Terra - A cantora Wanessa fez dieta pós-parto com você, no ano passado, com o intuito de perder peso gradualmente e sem prejudicar a amamentação. Como era a dieta indicada para ela?
Marcio Atalla - A Wanessa passou na clínica com a Desire Coelho, co-autora do livro, e eu também conservei com ela. Propomos, no início, exercícios bem mais moderados, mas regulares, para não ter problema com a amamentação, como o pilates, que trabalha o centro de gravidade. A Wanessa tinha uma alimentação extremamente infantil, com achocolatado, biscoito, produto industrializado, com excesso de gordura e açúcar. Aumentou o consumo de fibras e, principalmente, a quantidade de produtos in natura. Como restrição gera compulsão, não eliminamos o que ela gostava. Por exemplo, em vez de três pacotinhos de bolacha, reduz para um.  A alimentação vai melhorando aos poucos e, à medida que o condicionamento físico melhora, aumenta a atividade física. Hoje, ela está bem melhor, correndo, com atividades mais intensas.

Terra - Você tem clientes famosos. Como é a dieta e as atividades físicas indicadas para eles?
Marcio Atalla - O Fábio Porchat e o Ronaldo, apesar do efeito sanfona, aprenderam que não tem segredo, é não exagerar nas besteiras, evitar consumo contínuo de bebida alcoólica, aumentar o consumo de fibra e de alimentos in natura. E fazer atividade física. O Fábio está seguindo a dieta, é muito disciplinado, mesmo com a vida dele sendo uma loucura.

Terra - Como controlar a vontade de comer muito depois da cirurgia bariátrica, mesmo vendo pratos saborosos ou trabalhando na cozinha, como o André Marques agora no programa Mais Você?
Marcio Atalla - Para não passar vontade, é preciso fazer acompanhamento com psicólogo. Existe um fator psicológico que precisa ser tratado. Por exemplo, a pessoa pode comer por ansiedade ou outra trava emocional. Não é só operar o estômago que faz com que pare de comer.

Você é capaz de seguir uma dieta? Faça o teste e descubra Você é capaz de seguir uma dieta? Faça o teste e descubra

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade