0

Cogumelo pode prevenir obesidade, diz estudo

Extrato do cogumelo Ganoderma lucidum podereduzir ganho de peso, inflamação crônica e resistência à insulina

24 jun 2015
14h40
atualizado em 25/6/2015 às 09h20
  • separator
  • comentários

O cogumelo não-comestível Ganoderma lucidum é utilizado na medicina chinesa, por meio de extrato, há séculos para promover saúde e longevidade. Agora, cientistas da Universidade Chang Gung, de Taiwan, constataram que ele pode ajudar a reduzir o peso corporal. Os dados foram publicados na revista Nature Communications.

Foto: iStock

Para chegar a essa conclusão, realizaram testes em ratos alimentados com dieta rica em gordura. Em dois meses, os animais chegaram a pesar 42 g, enquanto que os que seguiam o mesmo padrão alimentar, mas recebiam um extrato do cogumelo, apresentaram apenas 35 g.

Siga o Terra Estilo no Twitter

Os cientistas constataram que o cogumelo alterou as bactérias no intestino, responsáveis pelo benefício. “O nosso estudo mostra que G.lucidum mycelium previne a obesidade induzida por dieta e alivia a inflamação por meio da modulação da composição da flora intestinal e mantendo a integridade da barreira intestinal”, concluíram os cientistas. “Pode ser utilizado como prebióticos para reduzir o ganho de peso corporal, inflamação crônica e resistência à insulina (diabetes tipo 2) em indivíduos obesos.”

Erros na dieta Erros na dieta

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade