A família dos brasileiros Valtenice, Maria Aparecida, Tatiana, Eduardo e Vladimir pertence à classe média e vive no bairro Parque São Rafael, na zona leste da capital paulista. Com exceção da irmã, que fez cirurgia bariátrica, todos os membros da família são obesos.

1 – Já fizeram algum tratamento para abaixar o peso? Sim, toda a família. Maria já tomou inibidores de apetite e fez dietas, mas desistiu. Valtenice já fez dieta com legumes e verduras e pouco carboidrato e carnes, mas atualmente não está fazendo. Vladimir reduziu refrigerante e começou a fazer caminhada, conseguiu emagrecer, mas parou a rotina e voltou a ganhar peso. Eduardo está fazendo academia cinco vezes por semana e controla a alimentação, com ações como cortar refrigerante. Tatiana fez cirurgia bariátrica e perdeu aproximadamente 30 kg em três meses.

2 - Como assumem o problema de peso? Para Maria, é um fator genético e ela lida bem com o peso. Vladimir também acha que lida bem com o peso. Já Valtenice disse que perde peso rápido, mas precisa voltar a ter alimentação saudável. Eduardo disse que desde pequeno foi assim, por isso está habituado ao excesso de peso, mas que, com a idade, ele começou a se preocupar com a saúde. Tatiana passou anos sem chegar perto da balança e, quando descobriu que estava com 105 kg procurou ajuda médica. Atualmente, ela se pesa todos os dias.

3- Praticam algum esporte ou atividade física? Eduardo faz academia cinco vezes por semana, com foco em condicionamento físico. Tatiana faz caminhadas. Os outros membros da família não praticam exercícios.

4 – Quantas horas trabalham e quanto tempo se dedicam a ver TV ou usar o computador por dia? Maria é dona de casa e passa 3h por dia em frente ao computador. Valtenice trabalha de 8h a 9h por dia e não costuma assistir a TV ou usar o computador. Vladimir trabalha 12 h por dia e aos finais de semana chega a passar o dia todo jogando videogame. Eduardo trabalhava 9h por dia – está desempregado há uma semana – e assistia à TV por duas horas diárias. Tatiana trabalha 8h por dia e passa o tempo que pode assistindo televisão; aos finais de semana, chega a passar o dia inteiro.

5 – Sabem quantas calorias têm os alimentos consumidos? Nenhum dos membros da família sabe.

6 – Quais alimentos são imprescindíveis à mesa? Para Maria, arroz, feijão e pudim de leite. Para Valtenice, pães, massas, carnes e pastel. Para Vladimir, arroz, feijão e refrigerante. Para Eduardo, antes era refrigerante, mas desde que ele começou a dieta, são arroz e feijão. Para Tatiana, depois da cirurgia, não pode faltar proteína, encontrada em carnes.

7 – Onde compram os alimentos que consomem? Supermercado e quitanda.

8 – Com qual frequência comem fast food? Todos os finais de semana pedem pizza ou saem para comer fora. Durante a semana, Eduardo costumava trocar o almoço por salgados e fast food.

9 – Qual o consumo diário de pão da família? Entre 6 e 8 pães por dia.

10 – Quais guloseimas comem? Pizza, pudim de leite, pastel, tortas, coxinha, docinhos de padaria e salgados em geral.

11 – Qual é o consumo de álcool por semana? Maria bebe cerca de três garrafas de cerveja por semana. Eduardo e Vladimir costumam tomar sete garrafas de cerveja cada um em casa, em noites do fim de semana. Valtenice toma uma garrafa de vinho por semana ou a cada 15 dias. Tatiana não bebe.

12 – Fumam? Apenas Valtenice fuma charuto, a cada 15 dias.

  • Membros da família Oliveira de Araújo
      • Valtenice
    • Valtenice de Araújo, 56 anos, 1,77 m de altura, 107 kg, casado, diabético e hipertenso. É assessor sindical.
      • Maria
    • Maria Aparecida de Oliveira, 57 anos, casada, 1,56 m de altura, 108 kg, dona de casa, hipertensa.
      • Vladimir
    • Vladimir de Oliveira de Araújo, 31 anos, 1,87 m de altura, 125 kg, solteiro. Não tem problemas de saúde e trabalha em metalúrgica.
      • Tatiana
    • Tatiana Oliveira Munim, 37 anos, casada, 1,52 m de altura, 75 kg. Não tem problemas de saúde e fez cirurgia bariátrica em fevereiro de 2013.
      • Eduardo
    • Eduardo Oliveira de Araújo, 27 anos, solteiro, 1,76 m de altura, 130 kg. Não tem problemas de saúde e trabalha na área de recursos humanos.