Assim como muitos outros colombianos, pelo menos nas últimas quatro décadas, a família Buenos Rojas (formada, então, por Gustavo, Mauricio e Shirley) chegou a Bogotá há cerca de quatro anos com o objetivo de encontrar trabalho, no caso de Mauricio e Shirley, e estudar um mestrado, para Gustavo.

Um ano e meio mais tarde, Gustavo conheceu Karen, com quem estabeleceu uma relação sentimental e passou a viver junto em Cali (onde ela estuda história), e Bogotá (cidade em que Gustavo permanece localizado há um ano e meio trabalhando como funcionário de uma instituição do Estado).

O exemplo se assemelha à situação de muitas famílias na Colômbia, os Buenos Rojas raramente estão todos juntos, ainda que quando viajam a Cali (onde no momento está morando a esposa de Mauricio, Shirley, por razões de trabalho) procuram se reunir com o resto da família, entre os parentes estão Alexandra (irmã de Maurício e Gustavo), a quem carinhosamente chamam de Nena, e várias tias.

1 – Já fizeram algum tratamento para abaixar o peso? As três pessoas já se submeteram a tratamento para perder peso. Aos 24 anos, Gustavo fez uma dieta orientada por nutricionista em que era preciso comer de forma balanceada e cortar o açúcar. Na adolescência (chegou a pesar 80 kg), Javier Mauricio também fez uma dieta supervisionada por especialista, que consistia em comer alimentos com alto valor nutritivo cinco vezes por dia durante seis meses. Por sua vez, Karen (chegou a pesar 60 kg) fez um regime próprio quando tinha cerca de 15 anos, que se baseava em comer apenas atum, pão integral, ovos cozidos e suco de laranja por um mês e meio.

2 - Como assumem o problema de peso? Com exceção de Gustavo que, por causa do excesso de peso, tem dores no joelho esquerdo, nenhum deles tem problemas associados ao sobrepeso, apesar de que quando Karen ganhou peso declarou sentir um desejo incontrolável por chocolate. Mauricio reconheceu ser muito descuidado em relação a levar uma vida saudável, principalmente quando se trata do consumo de alimentos.

3- Praticam algum esporte ou atividade física? Enquanto Gustavo procura caminhar cerca de 6 km uma vez por semana, Maurício caminha por 30 minutos diariamente. Karen faz natação e anda de bicicleta de três vezes por semana a todos os dias, variando se está em Bogotá ou Cali (cidade em que mora).

4 – Quantas horas trabalham e quanto tempo se dedicam a ver TV ou usar o computador por dia? Os três trabalham em média de 8 a 10 horas diárias. Gustavo não gosta de ver TV e passa cerca de meia hora por dia na atividade. Quase todo o tempo que passa trabalhando, com intervalo de 1h30, se dedica à internet e ao uso do computador. Maurício passa duas horas por dia assistindo televisão e usa o computador por cerca de cinco horas diárias, quatro delas por motivos de trabalho. Já Karen vê televisão quando está em Bogotá por cerca de duas horas diariamente e usa o computador três horas para estudo e entretenimento.

5 – Sabem quantas calorias têm os alimentos consumidos? Não sabem a quantidade de calorias dos alimentos que consomem.

6 – Quais alimentos são imprescindíveis à mesa? Gustavo manifestou gosto especial por carnes e discriminou o consumo da seguinte forma: carne (diariamente), frango (uma vez por semana), peixe (uma ou duas vezes por mês) e porco (eventualmente). Mauricio gosta de proteína animal e tem o consumo alimentar parecido com o do irmão. Para Karen, não pode faltar suco (que toma sempre sem açúcar) e as saladas de frutas que geralmente consome na rua.

7 – Onde compram os alimentos que consomem? Gustavo prefere comprar alimentos nos supermercados, embora necessite fazer compras uma vez por mês e em quantidades muito pequenas, pois muitas vezes não está em casa e só toma o café da manhã lá. Gustavo almoça e janta em restaurantes, e o almoço é a refeição mais forte da jornada. Mauricio só faz compras no mercado do bairro a cada 15 dias e Karen a cada oito.

8 – Com qual frequência comem fast food? Enquanto Gustavo consome hambúrgueres, pizzas e cachorros-quentes e empanadas três vezes por semana, geralmente à noite, Maurício consome cerca de três vezes ao mês. Já Karen disse que ingere o tipo de alimento diariamente quando está em Bogotá e quase nunca em Cali.

9 – Qual o consumo diário de pão da família? Embora Gustavo diga que poderia comer pão o dia inteiro, costuma ingerir um pão no café da manhã diariamente, sendo que às vezes come dois. Mauricio só come pão duas vezes por semana no período da tarde ou noite. Karen declarou não gostar muito de pão e consumir o alimento raramente.

10 – Quais guloseimas comem? Gustavo é um assíduo consumidor de refrigerantes e estima que uma garrafa de um litro e meio pode durar entre três e quatro dias. Ele também gosta de comidas prontas, consumidas três vezes por semana. Mauricio, por outro lado, disse preferir chocolates e que cede à tentação uma ou duas vezes ao mês. Karen gosta de sorvetes e creme de avelã, ela consome os alimentos pelo menos uma vez por dia.

11 – Qual é o consumo de álcool por semana? Gustavo consome a cada 15 dias, Mauricio a cada oito e Karen não consome.

12 – Fumam? Somente Mauricio fuma cerca de 10 cigarros por dia.

  • Membros da família Bueno Rojas
      • Gustavo
    • Gustavo Alfredo Bueno Rojas, 31 anos, 1,70 m de altura, 68 kg, formado em literatura.
      • Mauricio
    • Javier Mauricio Bueno Rojas, 35 anos, 1,68 m de altura, 68 kg, economista.
      • Karen
    • Karen Osório Gomez, 26 anos, 1,56 m de altura, 46 kg, estudante de história.